quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Varizes - Como evitá-las e tratá-las

Varizes são disfunções circulatórias do sistema venoso (veias), vasos sanguíneos responsáveis pelo retorno do sangue ao coração para ser oxigenado. Descaracterizam-se varizes todas as veias dilatadas de forma anormal levando a uma disfunção permanente destas. São mais comuns nos membros inferiores, porém podem ocorrer em outras regiões do corpo como no útero, pelve, região do plexo hemorroidário entre outras.
Sua principal causa e genética (familiar) onde se descobriu que famílias com tendência varicosa, apresentam alterações estruturais na parede das veias que resistem menos as sobrecargas que ocorrem no nosso cotidiano, além disto, fatores relacionados com o perfil do indivíduo também são importantes como excesso de peso corporal, gravidez, sedentarismo, histórico de trombose venosa prévio, tipo de trabalho, constipação intestinal entre outras. Encontramos uma incidência maior em mulheres do que em homens sendo em média cinco mulheres para cada homem devido a fatores hormonais e as gestações. A presença das varizes pode ocasionar os sintomas e complicações mais diversas que vão desde dor, peso nas pernas, inchaço, cãibras, até ulceras (feridas) e tromboses superficiais e profundas, além do desconforto estético que pode levar a complexos e limitação social.
Para evitarmos as varizes, devemos observar o peso corporal (excesso de peso), são indicadas atividades físicas aeróbicas regulares sem impacto e sem sobrecarga demasiada em exercícios para hipertrofia muscular. Realizar acompanhamento adequado durante a gravidez, atividades profissionais que exijam muitas horas em pé ou sentado também são fatores de risco; usar roupas apertadas principalmente nas coxas, não é recomendado; evitar o uso de hormônios (anticoncepcional e reposição hormonal), pois relaxa a musculatura das veias; calor excessivo nos membros inferiores como exposição ao sol, saunas, depilação com cera quente também podem provocar varizes. O uso de saltos muito altos e calçados que não permitam a flexão adequada dos pés não é recomendado; pacientes com constipação intestinal também costumam desenvolver mais varizes devido ao esforço durante a evacuação, aconselhamos que o indivíduo evite levantar muito peso, pois estará ocasionando um estresse na parede das veias podendo dilatá-la.
Como medida preventiva o uso de meias elásticas durante os momentos de sobrecarga venosa e o meio mais eficaz e barato apesar de haver certa resistência quanto a seu uso, dependendo do caso existem medicações que aliviam os sintomas, porem nenhuma substância evita varizes comprovadamente sendo seu uso com este fim desaconselhado.

Verifica-se que o tratamento das disfunções já existentes de forma adequada para cada caso, seja tratamento clínico ou cirúrgico é a melhor forma de evitar complicações orgânicas e psíquicas alem de funcionar como uma forma preventiva para o surgimento de varizes.



* Dr. Elgson Lobo é Angiologista e cirurgião vascular

Nenhum comentário:

Postar um comentário