quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O perigo dos remédios para emagrecer

As pessoas que estão acima do peso, muitas vezes recorrem a métodos para emagrecer com resultados mais rápidos esperando um “milagre”, que na maioria das vezes, acabam causando mais prejuízos do que benefícios para a saúde. Existem três categorias de remédios para emagrecer:

Anorexígenos: a Anfepramona, Femproporex e Mazindol são medicamentos com efeitos parecidos com o das anfetaminas. Eles agem no sistema nervoso central, inibindo a fome, e podem levar à dependência física e psicológica. Possuem efeitos colaterais como insônia, irritabilidade, agitação, taquicardia e depressão em pacientes susceptíveis. Cada um deles apresenta uma dose máxima de segurança para ser ingerido. Caso essa dose não seja respeitada, podemos ter efeitos mais graves que podem levar à psicose.


Sacietógenos: existem dois mais conhecidos, a Sibutramina e o Ribonabanto. O primeiro é um medicamento que também atua no cérebro, reduzindo a ingestão alimentar sem inibir totalmente a fome, ou seja, o indivíduo se satisfaz com menores quantidades de alimento conseqüentemente aumenta a perda de caloria. Os efeitos colaterais mais comuns desta medicação são o aumento da freqüência cardíaca e da pressão arterial, boca seca, insônia, cefaléia e constipação intestinal. Já o Rimonabanto, conhecido como pílula antibarriga tem ação no sistema endocanabinóide que recompensa alguns sistemas envolvidos com a ingestão alimentar, como impulsividade e desejo de comer, mesmo sem fome. Também tem ação na gordura visceral. É um medicamento indicado para pacientes com excesso de gordura abdominal, com complicações metabólicas, como aumento de colesterol e triglicérides. É totalmente contra-indicado para pequenas perdas de peso. Os possíveis efeitos colaterais são: náuseas, tonteira, diarréia, irritação e sintomas depressivos.

Inibidores da absorção de gordura: o Orlistate mais conhecido como Xenical é uma droga que diminui 30% da absorção de gordura pelo intestino, levando a uma perda de peso gradual. A vantagem deste medicamento é que, diferente dos outros, ele não age no sistema nervoso central, age somente no intestino, sendo quase totalmente excretado pelo organismo. Porém os efeitos colaterais dependem basicamente da alimentação. Se houver exagero no consumo de alimentos gordurosos pode causar diarréia excessiva.

A melhor maneira de perder peso é associar o tratamento a uma dieta equilibrada e atividade física e lembrem-se qualquer medicamento deve ser tomado somente com prescrição médica.

* Renata Dias Estanislau é Farmacêutica

Nenhum comentário:

Postar um comentário