terça-feira, 17 de agosto de 2010

Conheça a diferença entre a Gripe e o Resfriado

Se existe algo que nós sempre pensamos quando nos molhamos na chuva, ou saímos em uma manhã ou noite fria sem agasalho... é nos “velhos conhecidos” gripe e resfriado. Estamos acostumados a considerá-los como se fossem a mesma coisa, até porque são tão comuns no nosso dia a dia que ouso dizer que não existe um único ser humano que não tenha passado por eles...

A gripe é uma doença infecciosa que acompanha o homem ao longo de diversos períodos históricos. Existem relatos de gripes há 400 anos antes de Cristo; mas a mais famosa de todas foi a Gripe Espanhola que dizimou grande parte da população européia de 1918 a 1919. Após essa famosa pandemia ocorreram várias outras como a Gripe Russa, a de Hong-kong, Asiática e agora em tempos atuais a Gripe Suína.

O vírus da Gripe, conhecido como vírus Influenza, invade nosso corpo fazendo com que sintamos febre, congestão nasal, dores principalmente nas juntas (articulações), nos músculos, na garganta e na cabeça, fraqueza, perda de apetite e desânimo; de tal forma que nosso organismo fica muito debilitado e sujeito a contrair infecções mais graves como:

• Pneumonia viral e bacteriana que mata muitas crianças e idosos no mundo todos os anos;

• Encefalite – inflamação no Sistema Nervoso Central acometendo cérebro e seus revestimentos;

• Miocardite – mais raramente pode acometer o coração causando inflamação com comprometimento importante da função cardíaca.

A gripe é causada por uma grande variedade de subtipos de vírus Influenza de tal forma que a intensidade e gravidade da infecção vão depender da interação do sistema de defesa do ser humano com o vírus. Por exemplo, o vírus da Gripe Suína é um vírus Influenza que apresenta características peculiares que a maioria da população não está preparada para lidar com ele e por isso tem causado tantas mortes, já ao nosso redor conhecemos pessoas que ficam gripadas e se recuperam bem porque são subtipos de vírus semelhantes a outros a que tivemos contato prévio. Esta é a idéia da vacina contra a Gripe... os laboratórios selecionam um grupo de subtipos de vírus que mais acometeram as populações recentemente e preparam a vacina com componentes destes vírus, só que inativos (mortos), de tal forma que ninguém pega gripe transmitida pela vacina de gripe. Se ela ocorrer é porque a pessoa teve contato com outro subtipo de vírus que a vacina não contemplou, ou as defesas do indivíduo está muito debilitada ou não é gripe, e sim resfriado...


Ah, então o que é resfriado? Resfriado é uma infecção local, auto-limitada que causa coriza, congestão nasal de forma fugaz, dura poucos dias causada por um vírus chamado Rinovirus. A coriza e congestão nasal ocorrem tanto na gripe quanto no resfriado só que na gripe corpo fica todo acometido e debilitado, no resfriado não, ele é de caráter benigno.

Portanto, vamos incentivar que todos os nossos queridos familiares sejam vacinados anualmente para a gripe a fim de evitar que o pior aconteça e para que possamos curtir a vida em toda a sua plenitude.

* Dr. Sérvio Paixão é Cardiologista


Nenhum comentário:

Postar um comentário