sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Em claro e bom som

A língua presa pode ser revertida com tratamento fonoaudiólogo ou, em casos mais complexos, cirurgia.

Língua presa é um termo popularmente usado que se refere ao freio lingual curto ou a Anquiloglossia.
O freio lingual é uma prega de membrana mucosa, de aspecto fibroso, que vai da metade da face inferior da língua (face sublingual) até o assoalho da boca. É um sinal congênito, ou seja, presente desde o nascimento, e que pode se apresentar com várias formas de inserção e espessura alternando de forma variada a mobilidade, a postura e a funcionalidade da língua. Apresenta-se de forma mais freqüente e de duas maneiras: na condicção em que o freio da língua pode estar muito curto ou numa segunda condição, em que o freio pode estar preso muito próximo da ponta da língua, formando um coração no seu ápice e reduzindo assim a sua mobilidade.

A língua é uma estrutura oral que possui fiunções específicas e importantes em várias áreas como a fala, a sucção, a mastigação e a deglutição. Um freio curto poderá ter influência negativa na realização de tais funções.
Vários são os sintomas comumente relacionados à presença do freio curto. Os mais citados são os problemas na alimentação ( dificuldade de sucção, deglutição e dificuldade para lateralizar a língua durante a mastigação) e os problemas relacionados a fala como a diminuição da abertura da boca durante a fala , redução da mobilidade de língua causando uma imprecisão articulatória e uma dificuldade específica em elevação de ponta prejudicando a produção correta dos fonemas /l/ e /r/ brando.
O tratamento indicado para os casos de Anquiloglossia é a remoção cirúrgica do freio lingual, porém esta indicação só deverá ser feita se comprovadamente houver prejuízo das funções acima citadas, visto que há crianças em que o freio lingual se apresenta curto mas sem interferência na fala ou nas funções já citadas.

O fonoaudiólogo é o profissional que poderá avaliar a criança em todos os aspectos que se encontram prejudicados, orientando a família para uma correta escolha.


* Mônica Cuiabano Paes Leme é Fonoaudióloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário