terça-feira, 24 de agosto de 2010

Aproveite os benefícios do chocolate sem cair em tentação!

Por incrível que pareça, se consumido de maneira moderada, o chocolate pode ser bom para saúde, contribuindo para o funcionamento do coração, além de promover bem-estar ao organismo.
Sempre que alguém diz chocolate, sentimos, imediatamente, uma sensação de conforto e alegria. Realmente, não se pode negar que essa palavra é mística, irresistível, sensual e romântica. Além de ter textura aveludada, uma coloração escura profunda e elegante, sabor adocicado e aroma tentador, o chocolate é um grande sedutor.
Você já comeu chocolate porque estava com fome? A maioria o consome por prazer. Quantas mulheres durante a TPM não tiveram como seu melhor amigo uma barra de chocolate? Vários estudos mostram a influência do chocolate no humor. Além de dar prazer, o chocolate pode prevenir danos à saúde, como o câncer e as doenças coronárias, fortalece o sistema imunológico e provoca um sentimento de bem-estar. A sensação prazerosa que sentimos quando nos deliciamos com um pedaço de chocolate tem uma explicação científica: ele eleva o nível da serotonina, substância que promove a sensação de bem-estar e calma no organismo, bem como o da feniletilamina, que é associada à "química do amor" e responsável pelas demonstrações de ânimo e euforia (típicas de um indivíduo apaixonado).
Na composição do chocolate, podemos encontrar a teobromina, similar à cafeína, que garante energia positiva e favorece a atividade mental.
O chocolate é uma delícia com cara de vilão, mas também é rico em vitaminas, minerais, magnésio e ácido oléico, é uma excelente fonte de energia, apesar de seu elevado teor calórico, principalmente em gorduras.
Substâncias contidas no chocolate podem ser benéficas à saúde e principalmente ao coração. A presença do ácido oléico, encontrado no cacau, é interessante para controlar os triglicérides (gorduras) e aumentar o bom colesterol (HDL).
O chocolate amargo, é considerado o mais saudável, mas em excesso aumenta riscos de doenças cardiovasculares e obesidade, pela alta concentração de gorduras.
No caso do chocolate ao leite, a massa de cacau é substituída em parte por leite em pó, resultando em um gosto mais adocicado. Já o branco, contém manteiga de cacau. Ambos são ricos em gorduras saturadas. Quando consumidos em excesso, podem causar irritações na pele, no estômago e na mucosa intestinal.
A versão diet não tem açúcar, por isso é indicada aos diabéticos. Como apresentam alto teor de gordura, são também bastante calóricos, como os demais, a ingesta também deve ser moderada.
Para os intolerantes à lactose, existem chocolates feitos com soja, ao invés do leite de vaca. A vantagem é que ele não tem colesterol e nem gordura trans, a grande vilã da vez.


Outros aspectos:


Na sociedade atual, o chocolate é também uma forma de promover o relacionamento humano, estabelecendo laços de amizade, solidariedade e amor. Dar uma caixa de bombons pode significar: “Feliz aniversário”; “Boa viagem”; “Desculpa-me”; “Saúde”; “Amo-te”.
Atualmente o chocolate chega a ser utilizado em banhos e massagens de hidratação corporal, pelas suas propriedades antioxidantes e a sua capacidade de hidratação.

Cuidado com os exageros!!

O excesso do chocolate em qualquer época do ano, pode ser prejudicial, principalmente se estes forem ao leite e branco, devido às gorduras saturadas presentes no leite. Em excesso, pode causar enxaqueca, irritações na pele, no estômago e na mucosa intestinal. A diarréia também pode ser causada pelo consumo excessivo, devido ao alto teor de gordura.
Para as pessoas obesas, o consumo deve ser moderado, por conta de seu alto valor calórico e gorduras. Pessoas acometidas de intolerância a lactose ou a algum componente da fórmula devem evitar a ingestão dos chocolates ao leite. Assim, é indicado que, para os intolerantes à lactose e os pacientes diabéticos, o consumo seja de chocolates e ovos de páscoa especiais.
O chocolate é uma rica fonte de nutrientes, úteis especialmente às crianças em fase de crescimento. Contém proteínas, gorduras, cálcio, magnésio, ferro, zinco, caroteno, vitaminas E, B1, B2, B3, B6, B12 e C.

O chocolate não é um vilão, ele é saboroso, nutritivo e só faz bem.... sem excessos!!


* Renata M. David Braga é Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário