sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Crescimento infantil: uma questão só genética?

Muitas perguntas a respeito do processo de crescimento humano permanecem sem resposta até os dias de hoje. O crescimento humano pode ser dividido em diversas fases, mas mantém um padrão na maioria dos indivíduos. A velocidade de crescimento é elevada no primeiro ano de vida, diminui gradualmente até os 4 anos, e, um novo período de elevação de crescimento ocorre durante a puberdade seguido de nova desaceleração atingindo a estatura final.
A estatura final e o padrão de crescimento durante a infância e adolescência sofrem influência direta de fatores genéticos e raciais, e, indiretamente por fatores externos como nutrição e fatores psicossociais. O potencial estatural de um indivíduo é determinado por genes herdados dos pais, guardando íntima correlação com a estatura dos pais, desde que estes não tenham tido problemas de crescimento. O crescimento humano normal é o produto final da perfeita interação destes fatores.
A criança geralmente cresce de maneira muito previsível e o desvio deste padrão normal de crescimento pode ser a primeira manifestação de uma grande variedade de doenças, tanto endócrinas como não endócrinas. Sendo importante a avaliação freqüente e acurada do crescimento de uma criança.
Na avaliação de crescimento de uma criança, a estatura obtida deve ser colocada num gráfico comparando-a com a da população geral para a mesma idade e sexo. Além disso, sua estatura deve ser correlacionada à estatura de seus pais. Pais altos tendem a ter filhos altos, enquanto pais baixos tendem a ter filhos baixos.
Faz-se também a avaliação da velocidade de crescimento que representa o número de centímetros que um indivíduo cresce a cada ano. É o método mais sensível para reconhecer os desvios do crescimento normal.
A média da população feminina faz seu estirão máximo de crescimento entre 11 e 12 anos de idade, atingindo a estatura final por volta dos 15 anos. A média masculina tem seu estirão entre 12 e 14 anos, completando o crescimento ao redor dos 17 anos. Existe, porém, grande variabilidade no tempo necessário para o término do crescimento em ambos os sexos. Indivíduos normais do sexo feminino podem completar seu crescimento entre 13 e 17 anos, enquanto os indivíduos do sexo masculino podem demorar de 15 a 19 anos para atingirem a estatura final.
O desenvolvimento do esqueleto é um dos componentes do processo de maturação do indivíduo e sua avaliação se faz por meio da idade óssea. A estatura final é atingida quando ocorre a fusão completa da cartilagem de crescimento, independente da idade cronológica na qual este evento tenha ocorrido. Tal fusão das cartilagens de crescimento representa o estágio final da maturação óssea e, portanto, o término do crescimento linear encontra-se relacionado à idade óssea e não à idade cronológica. Com isso, podemos dizer que a idade óssea é o tempo de crescimento.
Em crianças normais, nas quais a velocidade de crescimento é adequada, conhecendo-se a idade óssea é possível prever o potencial de crescimento linear e com isso a estatura final. Este conhecimento é importante diante da angústia de familiares que têm estatura abaixo da média da populacional e que frequentemente estão preocupados com a projeção de estatura de seus filhos.
É considerada de baixa estatura a criança que se encontra abaixo do terceiro percentil, ou seja, pelo menos dois desvios-padrão da média populacional, ou quando também apresenta velocidade de crescimento subnormal, com mudança do canal de crescimento no gráfico, em qualquer percentil. Considera-se ainda baixa estatura quando a estatura está abaixo do percentil esperado para a média familiar. Vale a pena ressaltar que 3% das crianças normais estão abaixo do terceiro percentil, as quais podem ser consideradas de baixa estatura por causas patológicas.
Portanto, é necessário que a criança seja acompanhada periodicamente para avaliação de seu crescimento para que não haja perdas na sua estatura e possíveis problemas psicológicos associados à baixa estatura.

*Dra. Gabrielle A. Lopes Reis é Endocrinologista Pediátrica

2 comentários:

  1. Que legal! quer dizer então que eu sou Grandão não só pela genética? xD mto legais as matérias xD

    ResponderExcluir