sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Ácido fólico: proteção para o bebê na gestação!

O ácido fólico, também conhecido como vitamina B9, é uma vitamina pertencente ao um grupo chamado complexo B, é necessário para a formação das proteínas, que são substâncias importantes na formação das diversas estruturas do nosso corpo, e da hemoglobina, molécula responsável pelo transporte de oxigênio pelo sangue. Normalmente é encontrado em verduras de folha verde, legumes, frutos secos e em vísceras de animais. Ele se perde nos alimentos conservados em temperatura ambiente e durante o processo de cozimento dos alimentos.
Pela sua importância na formação de células do sangue, a carência nutricional do acido fólico está relacionada com alguns tipos específicos de anemia, cuja suplementação de ferro, sobe a forma de sulfato ferroso, não supre o efeito desejado. No Brasil, há uma lei que determina que a farinha de trigo seja enriquecida com ferro e ácido fólico, baseada em uma estratégia do Ministério da Saúde para diminuir a ocorrência de anemia principalmente em crianças.

A suplementação vitamínica com o ácido fólico constitui-se em uma das possibilidades de prevenção de malformações fetais graves, principalmente dos defeitos de fechamento do tubo neural, que é a uma estrutura do embrião que origina o cérebro e a medula espinhal. Os defeitos variam de pequenas alterações na parte final da coluna, como os casos das chamadas espinhas bífedas, a casos mais graves chamados de meningocele e meningomielocele, que são alterações importantes de falhas nas camadas que protegem o sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal), necessitam de cirurgia para correção e muitas vezes deixam sequelas motoras e neurológicas nas crianças acometidas. Os casos no Brasil de malformações fetais relacionadas com os defeitos de fechamento do tubo neural gira em torno de dois casos para cada mil bebês nascidos vivos. A chance de um novo caso em uma família é rara, ocorre menos do que 3% das vezes. São consideradas pacientes de risco as usuárias de drogas que diminuem a absorção do ácido fólico, como as medicações para epilepsia, as diabéticas que usam insulina e a gestações gemelares.

A forma mais eficaz de prevenir as malformações fetais relacionadas com as alterações no fechamento do tubo neural é a administração de ácido fólico ao menos três meses antes da gestação. Sabendo que mais de cinquenta por cento das gestações em nosso país não são planejadas, esta estratégia de prevenção, na maioria das vezes, não se realiza de forma adequada. A administração do ácido fólico, comumente, somente se inicia na primeira consulta de pré-natal, podendo já ter passado cinco semanas ou mais. A conscientização da população para a importância da consulta antes de engravidar, ou simplesmente de comunicar a seu médico que interrompeu o uso de algum método anticoncepcional, é fundamental para uma prevenção eficaz das complicações fetais, principalmente as más formações. As primeiras doze semanas de gestação, chamado de período embrionário, são fundamentais para o desenvolvimento fetal. Nesta fase ocorre praticamente toda a formação do bebê, nas semanas seguintes ocorre o crescimento das estruturas previamente desenvolvidas. A dose de ácido fólico aconselhada é de 0,4 a 0,8mg/dia. Em casos de antecedentes de tais alterações a dose é de 4,0 mg/dia. Toda mulher que pretende engravidar, independentemente da alimentação, deve iniciar o uso de um comprimido diário de ácido fólico e deverá continuar por, no mínimo, até a décima segunda semana de gravidez.


* Dr. Felipe Canavez é Ginecologista e Obstetra

Nenhum comentário:

Postar um comentário