sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Sal: Micronutriente necessário,mas na medida certa!

Muito se fala atualmente a respeito do aumento do consumo de sal. Sabe-se que uma dieta rica em sal combinada a outros fatores de risco pode levar a um aumento significativo da pressão arterial, porém, o excesso desse mineral pode acarretar na verdade, outros problemas de saúde como osteoporose e até mesmo depressão. É necessário entender que o sódio é muito importante para a manutenção de nosso metabolismo e que a ausência dele pode alterar funções importantes no nosso organismo. Portanto precisamos estar informados e alertas pois esse importante mineral pode nos causar danos à saúde de maneira silenciosa.
As mudanças nos hábitos alimentares que nos levam a procurar praticidade e rapidez na hora de fazermos nossas refeições fizeram com que a indústria de alimentos investisse pesado em alimentos pré-preparados, enlatados, congelados, semi-prontos...o fato é que a maior parte desses alimentos contém uma concentração enorme de sal porque ele é um potente conservante. E o seu consumo a longo prazo traz muitos prejuízos a nossa saúde. Saiba que não são só os alimentos salgados que contém sódio, podemos encontrar grandes quantidades também em alimentos doces como biscoitos recheados e refrigerantes.
O FDA (Food and Drug Administration), órgão que fiscaliza assuntos relacionados a alimentos e medicamentos, recomenda que seres humanos ingiram 4g/dia de sal, mas foi relatado que a média mundial de consumo é de 10g/dia, podendo chegar a 18g/dia.
Os rótulos de alimentos fornecem informações adicionais e devem sempre ser consultados antes da escolhermos entre as opções no supermercado. E esse é um bom hábito a ser introduzido no nosso cotidiano.Veremos que até mesmo os temperos prontos são um risco à saúde.
O melhor é consumir produtos em seu estado natural,como frutas,verduras e legumes, e fugir sempre que possível, dos industrializados, enlatados, defumados e curados.
Diminuir o sal para preparar os alimentos adicionando condimentos naturais também é uma medida que ajuda na diminuição do consumo e eles dão sabor aos pratos com menores danos à saúde são eles: pimenta, manjerona, mostarda seca, salsa, tomilho, sálvia, curry, coentro, cebola, alho, orégano, louro, cebolinha, entre outros.
Retirar o saleiro da mesa é um bom caminho para diminuir seu consumo.
Além de baixar o consumo de sódio ,devemos aumentar em nossa dieta a ingestão de potássio e cálcio. São alguns alimentos ricos em potássio: nozes, damasco, banana, coco, uva passa, tâmara, ameixa seca, castanha do Pará melão, feijão, lentilha entre outros. Entre os alimentos ricos em cálcio estão os derivados do leite e os vegetais verde escuros.


* Paula Balbi de Melo Hollanda Cordeiro e Natália Feres Costa, são Nutricionistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário