sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Engatinhar: uma conquista do bebê


Durante o 1° ano de vida, passo-a-passo a criança vai adquirindo a capacidade de se erguer, até assumir a postura de pé. A aquisição das posturas ocorre em uma certa sequência, porque cada novo movimento utilizado será base para desencadear outra conquista e assim por diante.
O engatinhar é uma fase muito esperada pela família. Apesar de alguns dizerem: “meu filho não engatinhou, saiu logo andando”... sempre fica uma preocupação, pois sabe-se que é comum que a criança engatinhe antes de andar.


E afinal, faz diferença?


Para responder a isso é necessário saber de onde vem o engatinhar.

Tudo começa pelo controle da cabeça: de 0 a 3m de idade, quando colocado de bruços o bebê vai evoluindo gradativamente sua capacidade de levantar a cabeça e observar o ambiente. Quando a cabeça atinge certo grau de elevação faz com que os braços se soltem e passem a se apoiar à frente. (fig 1 )


Isso ajuda a manter o tronco em extensão e o peito fora do apoio (3° mês).(Fig 2)



A criança vai usando esta posição até que mais adiante ela estica mais as costas, levanta mais o tórax do apoio e coloca o peso nas mãos (5° e 6° mês). Nesta época, para manter-se nesta posição exercita a contração das nádegas.(fig 3)



Finalmente, é vez do abdome fazer força, é levantar-se do chão... é uma conquista! O bebê consegue então se apoiar nos joelhos e nas mãos. (7°/9° mês).
Para isso já o tronco, o abdome e o quadril exercitados anteriormente, e por isso consegue manter a posição de gatas.
E daí começa a deslocar o peso para os lados. Interessa-se por alcançar algum brinquedo e desloca o braço para frente pela 1ª vez, e como “ajuste do equilíbrio” uma das pernas vem à frente também.
Em outro momento ele desloca o quadril e o braço se adapta à posição indo para frente. Essa resposta de uma região em relação a movimentação de outra, pode acontecer a principio do mesmo lado do corpo (braço esquerdo, perna esquerda).
Mais tarde a coordenação vem de forma “cruzada” (braço esquerdo, perna direita) .Enquanto isso o tronco e o quadril vão fazendo o jogo de cintura.
Tudo isso a gente usa para andar, não é? Movimentos opostos de braços, pernas, 1tronco e quadril e sustentação do abdome.
Então não há como negar que estes movimentos não treinados de gatas e depois serem usados de pé.
A mesma importância tem o arrastar de barriga no chão, como uma lagartixa. Um movimento que exige muita força e coordenação. Algumas crianças experimentam esta forma de locomoção antes de engatinhar.
E assim os movimentos que surgiram “por acaso” tornam-se instrumentos para a locomoção. A partir daí haja atenção! Porque em menos de um minuto ele pode chegar onde quiser.
Algumas crianças são mesmo muito “afoitas”, e ficam de pé precocemente. Se tudo foi bem no desenvolvimento e faltou deslocar o peso para engatinhar, pode realmente não haver problemas, mas é preciso verificar se na postura de pé e na marcha (andando) a criança vai apresentar a coordenação adequada.
Continua sendo interessante engatinhar mesmo depois de aprender a andar, pelo menos no inicio da fase da marcha.

• E o que fazer para estimular o engatinhar?

- Antes de mais nada, ficar no chão.


- Deixar o bebe de bruços, com brinquedos sempre a sua frente, tocá-los nas usas mãos e afasta-los um pouco em seguida.


- Deixar almofadas a frente do bebe, para ele escalar, começando pelo arrastar, evoluindo para engatinhar.


Ou seja, chamar atenção do bebe de forma que tenha que locomover se mexer para atingir o objetivo!

* Ana Clara Vieira é Fisioterapeuta Pediátrica/Neonatal e RPG




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