sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Vantagens do Pilates

É uma atividade física de alongamento e fortalecimento muscular que se utiliza do sistema de molas. Este sistema é compatível com a constituição e condição, de elasticidade e contração do músculo.
Quando fazemos um movimento para pegar um peso, no inicio da atividade é mais difícil , precisamos mais desgaste, stress das fibras musculares. No meio do movimento fica mais fácil vencer a carga porque ai o músculo atinge sua melhor condição de força.
A mola tem maior resistência à distensão em suas regiões mais internas. Começar a puxá-la é fácil. Um pouco depois vai se tornando mais difícil. Neste momento o músculo está em sua melhor condição de força. Então no sistema de molas aplica-se uma resistência maior numa situação que o músculo esta em condições de vencê-la. Portanto, protege-se o músculo do stress.
Alem disso o Pilates se preocupa com a manutenção da postura adequada e também atua com a coordenação o equilíbrio nas atividades.
É bom lembrar que para iniciar qualquer atividade física é necessário estar em condições clinicas adequadas, e também avaliar se não existem comprometimentos musculares e ósseos que possam se agravar aos exercícios.

* Ana Clara da Cunha Vieira é Fisioterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário