sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O que é o Bruxismo?

O bruxismo ou também chamado de briquismo é um fato que tem se tornado frequente no consultório odontológico de acordo com relatos dos pacientes. É uma disfunção ocasionada pelo ato de apertar ou ranger os dentes e causa efeitos nocivos, pois as forças geradas neste ato não são adequadas como as forças realizadas durante a mastigação, ao falar e ao engolir, sendo considerado um hábito parafuncional (não funcional). É observado em todas as faixas etárias, tendendo a diminuir com o aumento da idade, ou seja, a partir dos 50 anos. E pode ser um hábito que ocorre durante a noite e/ou durante o dia, atingindo homens, mulheres e crianças. Há estudos que verificam a prevalência do bruxismo em fumantes.
Seu diagnóstico depende da avaliação dos sintomas e sinais que são revelados durante o exame clínico em consultório pelo paciente. Os sinais e sintomas relacionados ao bruxismo são: dor facial, abertura de boca reduzida ao acordar pela manhã, desgaste da borda dos dentes anteriores, dor de cabeça e dor na região de ouvido. Frequentemente é um hábito que se manifesta de forma inconsciente, sendo percebido inicialmente pelos familiares, devido o barulho que é observado pelo ranger dos dentes, durante o sono, pela pessoa que apresenta o bruxismo, embora também possa ocorra durante o dia, quando relacionados à concentração mental e a atividades com esforço físico.
O cirurgião-dentista é o profissional indicado para diagnosticar os sinais e sintomas, e promover o tratamento relacionado aos arcos dentários, em associação com outros profissionais como médicos, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas relacionados à acupuntura, a hipnose e aos florais de Bach. A causa do bruxismo depende de vários fatores entre eles: o mau contato entre os dentes superiores e inferiores, o que leva ao desequilíbrio entre arcos dentários o que aumenta a tensão da musculatura facial, também pode ser incluído os fatores psicológicos ou emocionais como a preocupação excessiva, o estresse, o medo e a depressão. Sua ocorrência varia em cada indivíduo, embora este comportamento tenha sido observado quando relacionado a períodos de estresse emocional ou físico, bem como na antecipação de condições estressantes. O bruxismo é o reflexo de diversas causas, por isso é necessário abranger profissionais na área da saúde para obter o resultado mais satisfatório, pois este hábito está relacionado a fatores que se somatizam. Ele pode ter consequências graves para os dentes e criar problemas na Articulação Temporo-Mandibular (articulação localizada entre o osso do crânio e a mandíbula). O tratamento ideal é a terapia multidisciplinar, envolvendo o cirurgião-dentista, psicólogo e o próprio paciente motivado, podendo incluir, um médico psiquiatra. Há necessidade de se fazer um exame médico e dental completo para se excluir outras doenças que possam estar presentes.
O cirurgião dentista poderá indicar o tratamento com a placa interoclusal removível, normalmente adaptada no arco superior, abrangendo todos os dentes, e adaptada para distribuir as forças geradas pelo apertamento, o que promove o relaxamento dos músculos da região, reduzindo os sintomas, e protegendo os dentes dos desgastes, devido à atrição. Em determinados casos pode ser indicado o tratamento ortodôntico, ou seja, a colocação de aparelho fixo, para melhor relação entre o arco dentário superior e inferior.
Os efeitos físicos e emocionais envolvidos ao desenvolvimento do bruxismo precisam ser detectados e corrigidos o mais rápido para que não venham a desenvolver problemas mais graves ou crônicos, como perdas dentárias. O cirurgião-dentista deve discutir cada caso especificamente e fazer uma avaliação cuidadosa para definir a necessidade de tratamento e a melhor conduta a ser realizada, considerando todas as causas possíveis, para reverter o quadro com o auxílio de outros profissionais para melhor qualidade de vida e a conscientização do paciente sobre o hábito para obter resultados satisfatórios.

* Dra. Giovana Valentim Menegaz Rivero é Cirurgiã-Dentista (Especialista em ortodontia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário