sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Ejaculação Precoce

A ejaculação precoce é a segunda disfunção sexual mais frequente, depois da disfunção erétil. Calcula-se que entre 20 e 40% dos homens sofrem ou já sofreram alguma vez, e que somente 25% das pessoas procuram um especialista.

Definição

É a ejaculação que ocorre sempre ou quase sempre antes de um minuto após a penetração vaginal; é a incapacidade de retardar a ejaculação em todas ou quase todas as penetrações vaginais. Sempre acompanhada de consequências negativas pessoais como ansiedade, frustração ou até mesmo evasivas em relação à intimidade sexual.
Existem dois tipos: primária - quando o indivíduo nunca conseguiu controlar a ejaculação; secundária ou adquirida – é aquela que surge após um período de funcionamento sexual satisfatório.
É muito importante observarmos fatores como idade, experiência sexual, parceria recente e freqüência de relações sexuais, devem ser levados em consideração para o correto diagnóstico.

Tratamento

A forma de tratamento mais recomendada é associação de medicamentos à psicoterapia.
Psicoterapia: objetiva tratar a disfunção do casal, seja por técnica cognitiva, comportamental e outras técnicas psicoterápicas. O período de terapia é de quatro a seis meses, com uma a três sessões semanais. A participação da parceira contribui para melhores resultados.
Medicamentoso: utiliza drogas como os inibidores da recaptação de serotonina (fluoxetina, paroxetina,sertralina e citalopram), antidepressivos tricíclios ( amitriptilina e clomipramina) e alguns ansiolíticos em casos selecionados. Os anestésicos tópicos podem ser utilizados isoladamente ou associado a drogas orais, porém podem levar anestesia da glande a ponto do paciente não ter sensação prazerosa, assim com o anestesiar a vagina da parceira. Drogas vasoativas não são recomendadas em caso de ejaculação precoce exclusiva.
Não é recomendado o uso de drogas vasoativas intracavernosas para tratamento da ejaculação precoce.

* Dr. Clayton Bellei / Dr. Marco Antonio Salgueiro Jr. são Urologistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário