sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Dia 29 de outubro - Dia Nacional do Livro

Em homenagem ao Dia Nacional do Livro, resolvemos postar este tema abaixo. Esperamos que goste!!

Equipe Bem-Estar


Incentive a leitura ainda na infância


Como em toda educação, o exemplo sempre fala mais alto! Se você quer formar um bom leitor, leia para e, com seu filho! Crianças que vêem os pais lendo com prazer são crianças mais interessadas e, sem dúvidas mais estimuladas ao ingresso do mundo da leitura.
Se a leitura for estimulada desde pequenino, o manuseio do livro para essas crianças já será comum. Os pais que desde cedo se preocupam em separar um tempo para ler uma história, verá que logo a criança começa a manipular livros, revistas com prazer. Ao começar a falar, a criança que está sendo motivada neste universo da leitura, terá um vocabulário ampliado sua inteligência estimulada. Muito importante ao ler uma história para criança, atentar para sua faixa etária para que não fique desmotivada. Leia com entonação, mude a voz para os personagens e você se surpreenderá ao ver a criança te imitando!
A leitura é também uma forma bastante rica do brincar. Não é hábito de muitos presentearem uma criança com um bom livro. Hoje há no mercado livros de várias formas e tamanhos que encantam o olhar da criança, mas, infelizmente nos esquecemos de levar as nossas crianças em livrarias. Você leva seu filho para dentro de uma livraria com freqüência? Está aí um ótimo programa de incentivo a leitura. Algumas livrarias promovem um cantinho especial e encantador, com livros adequados para os pequenos leitores. Ali a criança viaja para o mundo da fantasia, conhece lugares onde nunca foi, desenvolve sua criatividade e num curto espaço de tempo, ela é incentivada a gostar do novo amigo – o livro. Interessante acompanhar o desenvolvimento do pequeno leitor imita o contador de história, em outro estágio, não tem vergonha de usar a sua criatividade ao folhear as páginas do livro e criar a sua própria história e finalmente quando desvenda os mistérios das letras começa a ler e fica fascinado com a leitura.
Outro grande motivador são as feiras de livros infantis. Hoje percebemos que há um grande investimento e preocupação nesta área. Autores e editoras apresentam de uma forma brilhante seus produtos que estão cada vez mais atraentes. As apresentações dos livros nestas feiras levam não só crianças, mas adultos também a este fantástico mundo da imaginação. A visita a uma dessas feiras motivará a criança a estabelecer uma boa relação com os livros e com certeza será um passeio inesquecível.
Assuntos difíceis para se tratar com uma criança como, por exemplo, a morte de um ente querido, com a ajuda de um bom livro a criança compreenderá melhor o momento vivido pela família. Até nisso o livro ajuda! Por isso, manter bons livros ao alcance da criança com assuntos variados não só trará crescimento cultural, social como também emocional.
Não se preocupe quando a criança pede para ler a mesma história várias vezes, é importante para ela. Isto acontece porque elas adoram a repetição: ela ajuda a criança a compreender melhor os sentimentos que aquela história despertou nela. Através da repetição do conto, aquelas emoções vão sendo experimentadas, melhor compreendidas e elaboradas através do final feliz.
Em alguns lares a hora de ir para cama é uma verdadeira batalha! Que tal fazer deste momento um incentivo a leitura? Isso mesmo! Convide seu filho para ouvir uma história e vá contando a cada noite poucas páginas, estimulando para a próxima noite este momento de grande prazer. Uma sugestão, existe hoje Bíblias com as suas histórias contadas numa linguagem muito apropriada para os pequenos podendo contar uma por dia.
Se o seu filho já domina a leitura, peça para que ele a faça para você e depois elogie. Se ainda não lê, peça ajuda para completar e terminar as histórias. Faça comentários e peça opinião da criança, isso ajuda na formação dos pequenos leitores.
Pesquise sobre os livros adequados para cada faixa etária e não esqueça que só teremos bons resultados a partir do exemplo! Boa leitura!

*Elisana Thuler Schuwarte Silva é Psicopedagoga



Um comentário:

  1. Tenho 15 anos de idade. Nasci com HIV minha mãe faleceu por causa da infecção pelo HIV e lamento porque nunca conheci o Dr. Itua, ele poderia ter curado minha mãe para mim porque como mãe solteira foi muito difícil para minha mãe encontrar o Dr. Itua palavras de cura online sobre como ele curava diferentes doenças em diferentes raças, como o HIV/AIDS Herpes, Parkison,Asma,Autismo,Copd,Epilepsia,Shingles,Dores de Frio,Infertilidade, Síndrome de Fadiga Crônica, Cura de Lúpus,Fibromialgia,Feitiço do Amor,Câncer de Próstata,Câncer de Pulmão,Glaucoma. , psoríase,Cirrose do fígado,Catarata,Degeneração macular,Doença de Chrons,Mononucleose infecciosa, Doença cardiovascular,Doença pulmonar,Próstata aumentada,Osteoporose,Doença de Alzheimer,Psoríase,Desordem bipolar,Demência Doença de Taquicardia,Câncer de Mama,Câncer de Sangue,Câncer Colo-Retal,Feitiço do Amor,Diarréia Crônica,Ataxia,Artrite,Escoliose Lateral Amiotrófica,Acidente Vascular Cerebral,Fibromialgia,Toxicidade FluoroquinolonaSíndrome Fibrodisplasia Ossificante Progressão Esclerose,Fraca Ereção,Amplificação Mamária,Amplificação Peniana, Hpv,sarampo, tétano, tosse convulsa, tuberculose, poliomielite e difteria)Diabetes Hepatite até mesmo Câncer Eu estava tão animado mas assustado ao mesmo tempo porque eu não encontrei tal coisa online então eu entrei em contato com a Dra. Itua pelo correio drituaherbalcenter@gmail.com/ . Eu também conversei com ele sobre o que é o app +2348149277967 ele me disse como funciona, então eu lhe disse que eu queria prosseguir, eu lhe paguei tão rapidamente pelos correios do Colorado que recebi meu remédio herbal dentro de 4/5 dias úteis ele me deu linhas de guildas a seguir e aqui estou eu vivendo saudável novamente posso imaginar como Deus usa os homens para manifestar suas obras estou escrevendo em todos os artigos online para divulgar o trabalho de Deus do Dr. Itua Herbal Medicine,Ele é um Grande Homem.

    ResponderExcluir