terça-feira, 26 de outubro de 2010

Otites - Verdades e Mitos

As otites são as afecções inflamatórias e ou infecciosas que acometem as orelhas, podem ser uni ou bilaterais e atingem homens e mulheres de todas as idades. Recentemente o que era chamado de ouvido (ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno) passou a ser denominado de orelha (orelha externa, orelha média e orelha interna), e por isso vamos usar o termo orelha para o que antes era conhecido como ouvido.
A otite externa ou otite do nadador é a infecção do conduto auditivo externo e acontece mais na época do verão, quando o clima é mais úmido e vamos mais a praia e a piscina. Pode ocorrer também por lesões da pele provocadas por atrito, pelo uso de cotonetes ou outros instrumentos.
A otite média é a infecção que acomete a orelha média e caracteriza-se por dor (otalgia), diminuição da audição (hipoacusia), febre e, em alguns casos, secreção (otorréia). Nas crianças pequenas ou nos lactentes podem ocorrer além do descrito acima irritabilidade, diminuição da ingesta alimentar, diarréia e vômitos.
Vamos conversar sobre dúvidas comuns em consultórios de otorrinolaringologia.

1 )Uma orelha tem ligação com outra?
Mito. Uma orelha não tem ligação direta com a outra. Cada orelha é dividida em três partes (orelha externa, orelha média e orelha interna). A orelha externa é constituída pelo pavilhão auricular e o conduto auditivo externo, esse conduto termina na membrana timpânica que faz a divisão da orelha externa com a orelha média. A orelha média contém os ossículos (martelo, bigorna e estribo) e a tuba auditiva, esta é um canal que liga a orelha média ao nariz. A orelha interna contém a cóclea(responsável pela audição) e o labirinto(responsável pelo equilíbrio).

2 )Limpar as orelhas com cotonete está errado?
Verdade. Não devemos limpar as orelhas com hastes de algodão (cotonete) ou com qualquer outro objeto. A limpeza das orelhas é feita pelo próprio organismo por um mecanismo autolimpante que produz uma descamação natural de dentro para fora do conduto, levando o que não necessita. Quando usamos as hastes de algodão empurramos a cera para dentro do conduto auditivo, isso ocorre nos adultos e nas crianças. A limpeza deve ser feita somente externamente e não no canal auditivo. A produção da cera é individual, as pessoas produzem mais ou menos cera e isso não é doença e também não é falta de higiene. As pessoas que produzem uma quantidade excessiva de cera , devem procurar o otorrinolaringologista periodicamente para fazer uma limpeza, que pode ser através de lavagem ou de estiletes apropriados. Somente o médico deve fazer essa limpeza, pois quando realizada por pessoas não treinadas pode levar a trauma do conduto auditivo e perfuração da membrana timpânica.

3 )Trabalhar em local com poeira faz produzir mais cera?
Mito. A cera é produzida no terço externo do conduto auditivo, é um conjunto de descamação da pele e secreções das glândulas sebáceas e ceruminosas. Ela é uma proteção para orelha externa, tem propriedades antibacterianas e antifúngicas além de ajudar contra a entrada de insetos. As pessoas produzem quantidades diferentes de cera, não tendo relação com a poeira do local onde vivem ou trabalham.

4 ) Se entrar um inseto dentro da orelha ele pode ir para cabeça?
Mito. Corpos estranhos animados, isto é, os insetos, ficam localizados no conduto auditivo externo que é um canal com o fundo fechado pela membrana timpânica. Em caso de entrada de algum inseto na orelha externa, a primeira coisa a fazer é colocar alguma substância oleosa tipo óleo de amêndoas, óleo mineral ou até óleo de cozinha, isso paralisa o inseto e este para de se mexer e de incomodar, depois é necessário procurar assistência médica para remoção do inseto. Não tentar remover em casa, pois sem visualização e sem os instrumentos necessários pode ocorrer trauma do conduto auditivo externo e perfuração da membrana timpânica.

5 ) Fungar o nariz leva catarro para orelha e pode levar a otite?
Verdade. A orelha média é ligada a região posterior do nariz através da tuba auditiva, quando estamos gripados ou resfriados o ato de fungar pode levar as secreções acumuladas no nariz para a orelha média. Por isso, é importante em quadros de gripes e resfriados fazer a limpeza nasal com solução fisiológica várias vezes ao dia e evitar o ato de fungar.

6 ) Calor local alivia a dor?
Verdade. O calor local alivia a dor, pode-se fazer calor com bolsa de água quente ou passar uma fronha com ferro quente e colocar sobre a orelha que está doendo, tomando cuidado para não queimar a pele principalmente nas crianças.

7) Se tomar analgésico mascara o diagnóstico de otite?
Mito. Analgésicos como dipirona ou paracetamol não mascaram o quadro de otite ou dificultam o diagnóstico, porém não tratam a infecção, podem ser tomados tanto por crianças como por adultos em caso de dor e logo que possível procurar assistência médica para o diagnóstico e tratamento corretos. Qualquer outra medicação deve ser tomada ou aplicada somente sob orientação médica.

9) Pingar leite de peito melhora a otite das crianças?
Mito. Pingar leite na orelha não melhora as otites e ainda pode irritar a pele do conduto auditivo, isso serve para qualquer outra substância que não foi prescrita pelo médico.

10) As crianças têm mais otite média que o adultos?

Verdade. A otite média é um quadro mais comum nas crianças do que nos adultos pois a tuba auditiva ( aquele canal que liga as orelhas ao nariz) nas crianças é menor e mais horizontal e nos adultos a tuba é mais longa e mais vertical. Essas características justificam a orientação de evitar que as crianças mamem deitadas e explicam por que facilmente as secreções nasais, e mesmo o refluxo gastrofaringeo ganham as orelhas médias, provocando as otites.

11) Otite pode dar complicação grave?

Verdade. As otites não tratadas podem se estender para outras áreas gerando as complicações das otites médias que podem ser ósseas (as mastoidites) ou intracranianas (meningites, abscesso extradural e encefálico) que são mais graves porém são raras. As complicações eram freqüentes antes da era dos antibióticos, hoje as complicações são raras e acontecem mais em indivíduos imunodeprimidos ou em pacientes com otites crônicas não tratadas. Mesmo sendo raras, a possibilidade de complicações exige tratamento adequado das otites, esse tratamento é realizado pelos médicos e consiste em uso de medicação e orientação conforme cada caso. As otites melhoram entre 48 a 72 horas após o início do tratamento, podendo nesse período ainda apresentar febre ou dor. Se notar persistência dos sintomas após esse período, piora do quadro ou novas alterações é necessário retorno para reavaliação. Deve-se consultar o médico após o tratamento, para reavaliação final.
Conclusão: As otites são quadros de infecções que podem acometer as orelhas externas ou médias e necessitam de tratamento adequado. Em caso de dor ou saída de secreções nas orelhas evite molhá-las. Tome a medicação para dor que já está acostumado e procure seu médico o mais breve possível.

* Dra. Renata Braga da Graça Barhouche é Otorrinolaringologista

Um comentário: