quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Lentes de contato - O que são? Quais os tipos?

Lentes de contato (L.C.) são próteses transparentes ou coloridas em forma de disco côncavo, colocados sobre a córnea para correção dos defeitos de refração, estético ou ambos. Existem, basicamente dois grandes grupos de L.C.: as rígidas (chamada gás-permeáveis ou não gás-permeáveis) e as gelatinosas (chamadas hidrofílicas).
Cada grupo de lentes apresenta vantagens e desvantagens. As lentes rígidas são mais duráveis, mais fáceis de limpar, corrigem quase todos os tipos de erro de refração (“grau”) e podem ser usadas junto com colírios. Como mais desconfortáveis no período de adaptação e mais fácil de se colocarem na córnea.
As gelatinosas são mais confortáveis e quase não se deslocam no olho. Entretanto, não corrigem todos os astigmatismos, são menos duráveis e mais facilmente se contaminam ou formam depósitos. Também exigem limpeza mais rigorosa.


Indicação do uso de lente de contato

As L.C. podem ser utilizadas para fins estéticos, substituindo os óculos, como nos casos de miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. Também oferecem vantagem na prática esportiva. Com finalidade cosmética pode modificar a cor dos olhos (L.C. coloridas com ou sem “grau”); podem ocultar defeitos das superfícies ocular (como cicatrizes oculares).
As L.C. gelatinosas terapêuticas podem ser utilizadas para tratamento de alguns tipos de doenças da córnea e também no tratamento de doenças como ceratocone (deformidade da córnea), anisometropia (grande diferente entre os dois olhos) e astigmatismo irregular (deformidade da córnea, pós traumatismo ou cirurgias).
O uso de lente de L.C. pode não ser indicado para pessoas com alergia ocular, que tenham baixa produção da camada lacrimal (olho-seco), infecção ocular crônica ou outras doenças corneanas.
Quanto à idade, não existe limites de idade mínima ou máxima para usar. Por exemplo, um bebê operado de catarata congênita, pode usar L.C. Uma criança ou um adulto com anisometropia (grande diferença de grau) também está indicado ao uso. Já nos casos de crianças ou adultos especiais, o responsável deve ser orientado no manuseio adequado.
Algumas lentes podem ser usadas durante o sono, porém isso aumenta o risco de problemas porque o tempo de uso, variam de uma pessoa para outra.
A prática dos esportes está diretamente ligada ao uso de L.C. Na natação entretanto, recomenda-se o uso do óculos de proteção. A preocupação de usar lente de contato durante a natação, está no risco de infecção bacteriana (podendo resultar em graves úlceras de córnea), porque os ambientes aquáticos estão, geralmente, contaminados.
Para diminuir a contaminação coloca-se, periodicamente, maior quantidade de cloro e outros produtos que, além de alterar a cor das L.C. gelatinosas, podem aderir ao seu material, provocando irritação ocular.


Cuidado com as L.C.

Geralmente o uso de soluções multi-uso é suficiente para proceder à limpeza, enxágüe e desinfecção das L.C., tornando o seu uso mais prático e fácil.


Prescrição das L.C.

Apesar das L.C. serem frequentemente negociadas e adaptadas em óticas, os médicos oftalmologistas são os únicos profissionais capacitados para indicar, prescrever, adaptar, orientar os usuários de L.C. e acompanhar seu uso. Somente eles estão habilidades a diagnosticar e tratar os eventuais problemas causados pelo seu uso.


* Dra. Teresa Cristina Pilotto é Oftalmologista





Nenhum comentário:

Postar um comentário