terça-feira, 19 de outubro de 2010

Os alimentos que ajudam no bronzeamento

Os brasileiros tendem a repetir um ritual: quem exibiu o ano inteiro a típica cor "amarelo" passa os dias tostando na areia em busca de um bronzeado digno de quem vive à beira-mar. É claro que, dificilmente o resultado será o esperado, pois um bronzeado saudável surge de maneira gradual. Quem quer rapidez acaba muitas vezes carregando na pele ao invés de uma bela cor, queimaduras, bolhas, ardor, envelhecimento precoce e até câncer de pele.
Além dos cuidados básicos de proteção com filtros cosméticos, óculos escuros, chapéus, bonés e exposição nos horários de menor intensidade, há uma outra forma de ajudar a pele a se proteger dos raios solares, e de quebra, acelerar a conquista do tão sonhado bronzeado: ingerir alimentos ricos em betacaroteno, antes, durante e até depois da exposição ao sol. Estes alimentos, além de favorecer o bronzeado, também contribuem para uma maior proteção aos raios solares nocivos à pele, segundo estudos já comprovados.
Os alimentos com este perfil, são aqueles de coloração alaranjada, como cenoura, pimentão, batata doce, mamão, abóbora e caqui. Sucos naturais com cenoura, espinafre, laranja e hortelã também são opções que trazem uma quantidade maior de betacaroteno, que nada mais é do que um pigmento alaranjado antioxidante estimulador da melanina, responsável por deixar a pele bronzeada. O betacaroteno combate a formação de radicais livres, que, quando produzidos em grandes quantidades pelo nosso organismo, podem causar o envelhecimento precoce. Por isso, o consumo dos alimentos ricos nesta substância, mesmo após a exposição solar, é importante, pois trazem boa quantidade de vitaminas e minerais, beneficiando o organismo como um todo.
O consumo diário é fácil de ser cumprido: em forma de sucos ou saladas, duas vezes ao dia. Duas cenouras e dois copos de suco diariamente, por exemplo, são suficientes, pois a ingestão em excesso pode resultar num acúmulo desse pigmento alaranjado na palma das mãos, conhecido como hiperbetacarotenemia.
Quem não é muito fã da alimentação natural, pode tentar ganhar uma cor por meio de suplementos em cápsulas, mas com cautela. "Os trabalhos científicos mostram alguma atividade quando se utilizam suplementos de betacaroteno com vitamina E e C, mas é fundamental uma avaliação médica com um especialista, porque existem diferentes tipos de pele e diferentes tipos de suplemento.

Curta o verão e as férias com saúde e com um bronzeado de dar inveja!!!!

* Renata M. David Braga é Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário