terça-feira, 5 de outubro de 2010

Saiba um pouco mais sobre a Artrite Psoriásica (Psoríase)

A Psoríase é uma doença da pele de causa desconhecida, mas onde o fator emocional tem grande influência, seja nas crises, no aparecimento da doença, que geralmente acontece após um grande stress, ou aborrecimento, contrariedade ou perdas de um modo geral (sejam emocionais ou não).
Os especialistas costumam chamá-la de doença auto–imune. Costuma se apresentar no início apenas com pequenas lesões avermelhadas, descamativas e que provocam coceira, principalmente nos cotovelos, joelhos, umbigo, mãos e pés. Alguns pacientes costumam confundir a “caspa” com o comprometimento da psoríase, no couro cabeludo.
Apesar de a doença ser mais conhecida como doença da pele, ela pode provocar inflamação no olho, nos tendões e nas articulações. Existem pacientes onde lesão da Psoríase, toma o corpo todo e em alguns casos, mais raros pode apresentar-se como uma inflamação recebendo o nome de Psoriase Pustulosa. É comum também as unhas dos pacientes serem fracas quebradiças podendo apresentar algum tipo de inflamação, muito das vezes de natureza micótica, ou seja de um fungo.
Interessante dizer que a Psoríase pode piorar no inverno, onde é menor a exposição solar, onde podemos deduzir que o SOL faz bem aos pacientes. Os sintomas reumáticos da Psoríase são dores articulares e inflamação variadas das articulações, além de tendões e até da coluna vertebral. Devemos destacar que um percentual de pacientes portadores de Psoríase, apresentam artrite nesse caso chamamos de Artrite Psoriásica, geralmente 10 a 15% dos pacientes. O curioso é que em alguns casos as dores nas juntas ou na coluna podem aparecer até mesmo antes de surgir à lesão da pele que é a forma mais fácil de fazer o diagnóstico.
Existem diversos tipos de tratamento para a doença, desde cremes locais, pomadas, comprimidos e até medicamentos mais modernos que são feitos de forma sub cutânea ou mesmo através de soro, direto na veia. Esses medicamentos são chamados de Biológicos e são um verdadeiro divisor de aqua no tratamento dessas doenças, pois o benefício de seu emprego é visível, melhorando de forma acentuada a qualidade de vida desses pacientes reintegrando-os a sociedade, a família e ao ambiente de trabalho.
É bom que se afirme com todas as Letras que a Psoríase não é uma doença contagiosa, isto é, não pega. Para uma melhor orientação, e na dúvida, procure o seu Dermatologista ou Reumatologista de confiança, pois existem exames, que são indispensáveis para se fazer o diagnóstico certo e diferencial com outras doenças, além de orientar de forma correta o tratamento. Pacientes bem orientados podem ter desaparecimento completo da doença e a Medicina, sem dúvida, em muito pouco tempo tornará a Psoríase uma doença do passado.

* Dr. Ricardo Name é Reumatologista

Nenhum comentário:

Postar um comentário