terça-feira, 5 de outubro de 2010

O que é Escoliose?

É a inclinação lateral da coluna provocada pela posição errada das vértebras (ossos que compõem a coluna), resultando em desalinhamento do eixo do corpo.

As escolioses podem acontecer de 4 formas :
1) Congênita – Ocorre pela mal-formação das vértebras durante a formação óssea intra-utero. O contorno anormal das vértebras causa desvios no alinhamento da coluna vertebral.
2) Antálgica – É a que acontece por uma postura adotada em proteção a dor ou algum processo traumático, cirúrgico, etc. Ex.: Após uma cirurgia de apêndice pode ocorrer uma dificuldade de alongamento na região cirúrgica e provocar uma inclinação lateral do corpo , em defesa, resultando na flexão lateral da coluna nesta área. Pode haver rotação das vértebras também. Nem sempre o corpo se realinha naturalmente.
3) Postural – os vícios posturais podem provocar inclinação lateral na coluna, como por exemplo se o individuo distribui irregularmente seu peso, apoiando-se mais em uma perna do que na outra. Isso pode acontecer também quando há diferença de comprimento entre as pernas. Pode haver ou não rotação das vértebras além da inclinação.
4) Idiopática – O termo idiopática quer dizer sem causa definida. Este tipo de escoliose acontece prioritariamente na pré-adolescência e adolescência. É um tipo mais grave e tem a tendência a piorar na fase do pico de crescimento. Pode acontecer por anormalidade do crescimento das vértebras nesta época. As vértebras se torcem nos 3 sentidos: rotação, inclinação e extensão. Na grande maioria das vezes é necessário o uso do colete corretivo.

O pico de crescimento se dá geralmente entre 10 e 12 anos na menina e entre 12 e 14 anos nos meninos. É comum na ocasião de férias de verão, na praia, os pais ou outras pessoas notarem que o pré-adolescente está “ficando torto”.
É importante observar sempre as crianças e comparar a alturas dos ombros, do quadril, o alinhamento da cabeça com o restante do corpo, a prega das cinturas, etc. (figura 1)
A escoliose “do adolescente” particularmente, já está presente a rotação nas vértebras produz uma diferença de volume nas costas, melhor identificado quando se inclina o tronco para frente na posição de pé. São as gibosidades . (figura 2)
A qualquer sinal de desvio deve-se consultar o ortopedista que faz o diagnostico médico. O fisioterapeuta faz o diagnostico cinético-funcional para estabelecer as relações da curva com o restante do corpo, localizar os músculos envolvidos no desalinhamento e traçar o tratamento que deve ser realizado o mais precoce possível.
A avaliação da escoliose deve ser feita sobre a analise de 3 aspectos : Postural (avaliação da postura de forma COMPLEXA) , Funcional (analise dos movimentos comprometidos), e Radiológico ( Raio X).
Tratamento: A RPG ( Reeducação Postural Global), tem sido o método mais citado para o tratamento da escoliose. Este método foi criado pelo Francês Philippe Souchard que ministra cursos de formação de Fisioterapeutas com sua equipe no Brasil. Existe o curso básico do método e os avançados específicos para escoliose, além das supervisões com estudos de casos.
O Tratamento é individual com duração de 1 hora, 1 a 2 x semana. A participação do terapeuta e do paciente é constante. O paciente não faz exercícios sozinho. Os resultados dependem do tipo de escoliose, da fase em que se encontra a evolução do problema, e da gravidade do caso.
Esportes: Devem ser orientados pelos profissionais que estão acompanhando o caso.A atividade Física é importante para ativação muscular em geral e consciência corporal, mas ao contrário do que se pensa, alguns esportes podem ser contra-indicados para portadores de escoliose, principalmente a idiopática . Até na natação que é bastante citada, tem suas contra-indicações; alguns tipos de nado por exemplo fazem movimentos de extensão da coluna, o que é indesejado em certos tipos de escoliose. Natação é ótima , mas NÃO É TRATAMENTO!!!
Mochila : Se é pesada, a melhor opção é o carrinho para carrega-la , mas para os adolescentes “é mico”... A solução é diminuir o peso ao máximo, carrega-la conforme a orientação do fisioterapeuta, mudando de lado da forma mais adequada .
Cadeiras Escolares: Devem ser adequadas em altura para apoio dos pés no chão, e dos braços na mesa. Se necessário o fisioterapeuta pode propor algumas adaptações como calços de madeira para apoio dos pés,etc. è importante ver o paciente no sue âmbito escolar.

O que deve ser observado:




Gibosidades


BIBLIOGRAFIA: -Diagnostico Clinico Postural – Ângela Santos, - Ortopedia Pediátrica de Lovell e Winter – Morrisky, - As Escolioses- Philippe Souchard.

* Ana Clara Vieira é Fisioterapeuta


Nenhum comentário:

Postar um comentário