sexta-feira, 1 de outubro de 2010

A relação do colesterol na boa alimentação

Nos últimos anos temos tido um maior cuidado com o que comemos, como vivemos e o que precisamos fazer para termos uma qualidade de fica melhor para garantir a saúde perfeita. Alguns hábitos alimentares herdados de nossos antepassados foram abolidos e ganhando espaço as alimentações mais naturaism, menos gordurosas porém com um sabor ainda especial – o sabor da saúde!
Tido por muitos como o inimigo múmero 1 do coração, o colesterol é encontrado em todas as células do corpo, nas membradas das células do organismo e também na composição de alguns hormônios, sendo assim fundamental no organismo do ser humano. Existem dois tipos de colesterol: o bom e o ruim. O LDL, chamado mau colesterol, quando em excesso no ser humano, pode bloquear as artérias. Já o HDL, bom colesterol, além de auxiliar na produção de células e hormônios, não se acumula nas artérias.
O problema é o excesso. Quando seu nível fica acima do normal, aumenta o risco de um ataque cardíaco ou de um derrame. Quando em excesso o colesterol se deposita na forma de placas nas paredes interiores das artérias, processo este chamado aterosclerose. Com o tempo estes depósitos atraem compostos de cálcio, que engrossam e enrijecem ainda mais as artérias, causando a arteriosclerose, que impede a passagem do sangue, prejudicando o funcionamento do coração. No caso de uma artéria, que supre sangue para o cérebro, ficar congestionada, a pessoa pode ter um derrame. Os níveis de colesterol no sangue são determinados em parte pela predisposição genética (hereditariedade) e em parte pelo regime alimentar.
Dessa forma, é imprescindível atentar para os exageros no que diz respeito à alimentação. Carnes gordas, feijoada com torresmo, bacon, chocolate, salame, presunto, ovos, queijos amarelos, pipoca e outras gorduras saturadas de origem animal devem ser evitados. Este representa o primeiro passo para o tratamento do mau colesterol. Deve-se, então, aumentar o consumo de vegetais, frutas e legumes. A maçã, por exemplo, é bem recomendável, pois além de diminuir o colesterol-LDL, baixa a pressão, não engorda e diminui o apetite. Faz-se necessário, além de tudo, aumentar a atividade física diária, praticando, no mínimo, exercícios três vezes por semana: andar uma hora a pé e meia hora de bicicleta por exemplo.
Assim, associando uma alimentação saudável e balanceada com exercícios corretamente recomendável para cada pessoa, pode ter uma relação de colesterol ideal com uma saúdae perfeita!

Receita:
Estrogonof de frango light

• 1 kg de peito de frango;
• temperos a gosto;
• leite desnatado;
• creme de leite light;
• cat chup light;

Refogue o frango cortado em cubinhos pequenos com alho, cebola e sal. Deixe cozinhar até ficar macio e com um caldinho ebm gostoso. Bata no liquidificador 1/02 litro de leite desnatado com meia ceboal pequena, sal a gosto e 1 colher de sopa rasa de farinha de trigo.
Vá colocando no frango em fogo brando, depois que ferver vá mexendo com cuidado. Acrescente 1 cx de creme de leite light 1 gotas de cat chup a gosto.
Sirva-se com uma salada de alface, batata cozida, tomate e ervilhas.

* Renata David Braga é Nutricionista


Nenhum comentário:

Postar um comentário