sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Caspa: Como combater e prevenir este mal

A caspa também chamada por DERMATITE SEBORRÉICA pelos médicos se caracteriza por uma descamação do couro cabeludo, com coceira, vermelhidão, bem como formação de crostas e que afeta não só o couro cabeludo como também, peito e axilas.
É uma doença não contagiosa, que ocorre tanto em homens quanto em mulheres, tem período de melhora e piora, sendo que 50% dos brasileiros têm caspa pelo menos uma vez ao ano.
Quem pensa que pode pegar caspa com uso de pentes de cabeleireiros ou por emprestar a escova, está enganado, como já citei ela não é contagiosa e sim é um componente característico do tipo de pele de cada pessoa, principalmente das peles oleosas, essa oleosidade pode ter causa genética, mas também pode ser ativada por fatores externos como:

- Falta de lavagem frequente - pois é necessário que haja remoção de agentes químicos poluidores e, além disso, para eliminar a oleosidade excessiva, pois muitas pessoas com caspa evitam lavar a cabeça com medo de que caiam os cabelos, ficando assim com os cabelos empastados, o que agrava ainda mais o quadro.
- Ansiedade, cansaço, stress - podem provocar uma baixa das defesas do sistema imunológico, sendo um grande aliado para o surgimento da caspa.
- Fungos - que como foi dito a caspa é resultado do excesso de oleosidade, associada a uma descamação, que quando muito intensa favorece a infecção ou contaminação pelo fungo PTYROSPORUM OVALE.
- Alimentação errada - pode também estar relacionada com o aparecimento da caspa, por isso é muito importante à ingestão de frutas, legumes e evitar o uso de gorduras animais e açúcares em excesso.
- Bebidas alcoólicas - também podem ser causadores da doença, pois ela inibe a atividade de algumas vitaminas do complexo B que agem na raiz dos cabelos, causando desequilíbrio das glândulas sebáceas, aumentando a oleosidade.
- Alterações climáticas - em especial o frio, pois se usa água muito quente, que pode ressecar os cabelos levando ao efeito rebote, ou seja, ele responde produzindo mais oleosidade.

Agora sabemos as causas da caspa, é muito importante seguir as dicas de prevenção como:
Escovar os cabelos antes das lavagens para ajudar a transportar a oleosidade da raiz para as pontas dos fios, não use secador muito próximo ao couro cabeludo, não esfregue o couro cabeludo com as unhas, use condicionadores somente nas pontas, não use água muito quente, massageie o couro cabeludo para ativar sua circulação, enxágüe muito bem o cabelo e caso perceba que algum alimento costuma desencadear as crises, evite o consumo, use filtro solar sem óleo e procure relaxar, realizar atividades físicas e adotar medidas para diminuir o stress.
Para que haja controle da doença ou para que ela acabe mesmo que não seja para o resto da vida, pois a caspa é uma doença crônica, é necessário o tratamento médico adequado e o mesmo deve ser seguido corretamente, pois sem tratamento a doença só será agravada.
É preciso tomar cuidado com as fórmulas caseiras, nem sempre um remédio usado por um parente ou amigo será o mesmo para você.
O tratamento é simples, feito a base de xampus com substâncias antifúngicas e antiinflamatórias, de uso diário inicialmente e depois três vezes por semana, é muito importante deixar a espuma agir por pelo menos cinco minutos antes de enxaguar bem.
Existe também associação com corticóides locais dependendo do caso, e em casos mais graves onde uma parte mais extensa do corpo é acometida com corticóides orais.
Como saúde e automedicação não combinam, a melhor receita é procurar orientação médica, discutir o problema, se orientar e se cuidar.

* Dra. Mariana Nader é Dermatologista

Nenhum comentário:

Postar um comentário