quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Fascite Plantar

Um problema Ortopédico

A fáscia plantar é uma estrutura dura, formada por faixas de tecido fibroso de sustenção, localizada na parte plantar do pé (sola do pé). Ela vai do osso calcâneo a base dos dedos do pé. Funciona como uma verdadeira viga, mantendo o arco plantar do pé. Entre a fáscia plantar e os ossos dos pé encontramos músculos, tendões, nervos e vasos. 
A fascite plantar, também conhecida como Síndrome do Esporão do Calcâneo é um quadro inflamatório da fáscia plantar do pé, causado por sobre-carga que se caracteriza por dor na região plantar e posterior do pé, próximo ao osso calcâneo, podendo se irradiar para a região central da planta do pé. Esse processo inflamatório é mais comum em mulheres, indivíduos acima do peso, indivíduos que apresentam alterações na postura dos pés e indivíduos que desenvolvem atividades do tipo ortostatismo (posição em pé, indivíduos que trabalham em pé), caminhadas ou corridas por longos períodos. A dor se localizada na região posterior do pé (retropé), principalmente durante o primeiro apoio na manhã ou ao se levantar após a permanência por um longo período sentado. Muitas vezes pode também ser confundida com a inflamação do coxim gorduroso que se localiza na região do calcanhar ou com a síndrome do túnel do tarso. Pode também estar associada a outras doenças sistêmicas, como por exemplo a síndrome dolorosa miofascial.
O esporão do calcâneo geralmente é o resultado de uma calcificação ocorrida no calcâneo devido a uma lesão da fáscia plantar.
O diagnóstico da fascite plantar é realizado principalmente pela história clínica do paciente e pelo exame físico do médico. A dor está localizada na planta do pé junto ao calcanhar, local onde a fáscia plantar se prende, e por toda a fáscia. O paciente refere dor ao levantar da cama ou quando permanece muito tempo em pé, caminhando, correndo ou quando se levanta após permanecer muito tempo sentado . Durante o exame fisico realizado pelo médico, a tensão da fáscia plantar, ocasionada pela manobra de flexão dorsal dos dedos do pé, reproduz a dor localizada na tuberosidade medial do calcâneo.
O tratamento inicialmente é realizado por medidas conservadoras (não cirúrgicas) que consistem na administração de anti-inflamatórios não esteróides, fisioterapia (exercícios de alongamentos da fáscia plantar e dos músculos da panturrilha, crioterapia, calor profundo, eletroanalgesia), acupuntura, mudanças de hábitos e das atividades físicas, a fim de se diminuir a sobre-carga da fáscia, palmilhas ortopédicas, imobilizações e, em casos mais resistentes, de infiltração com anestésico e corticosteróide. A perda de peso contribui na melhoria dos sintomas por diminuir a sobre-carga aos pés. Recentemente a Terapia por Ondas de Choque Extracorpórea, também chamada de Ortopripsia, vem demonstrando bons resultados naqueles pacientes com fascite plantar crônica resistente aos métodos acima. Infelizmente ainda é um procedimento caro, encontrado na maioria da vezes somente nas grandes cidades devido ao alto custo do equipamento. O tratamento cirúrgico só está indicado naqueles pacientes que não apresentaram melhora com as medidas conservadoras e seus resultados ainda se mostram duvidosos.
Os pacientes devem ser informados que o tratamento da fascite plantar pode ser longo e que o resultado desse tratamento depende muito da sua participação.

* Dr. Luiz Fernando Luz Barreitos é Ortopedista

4 comentários:

  1. Ótimo post!! Uma coisa que eu gostaria de ressaltar aqui é o uso das palmilhas ortopédicas para a melhoria do esporão calcâneo. Claro que se o caso for crítico, outros tipos de tratamento são recomendados, conforme você citou. Mas vale a pena saber a situação do esporão e tentar tratá-lo da melhor maneira possível...

    abs,
    Bruna

    ResponderExcluir
  2. Legal contribuição! E os outros posts, gostou também??

    Abs,

    Equipe Bem-Estar

    ResponderExcluir
  3. Sim! Os posts estão muito interessantes...Vou escolher algum deles para republicar em nosso blog...citando a fonte, claro!!!

    abs,
    Bruna

    ResponderExcluir
  4. Quando publicar algo, nos avise...queremos ver!! Agradecemos pela atenção!

    Abs!

    ResponderExcluir