quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Adeus às rugas e manchas de pele

A boa aparência tem sido foco de interesse cada vez maior para homens e mulheres. O sol é o grande inimigo de uma pele saudável sem rugas ou mancha, sendo também causadas por alterações hormonais como manchas de gravidez, uso de anticoncepcionais, tabagismo, fatores emocionais, doenças do fígado ou hereditariedade.
Hoje em dia temos vários tratamentos para manchas e para rugas, e como todo tratamento, se iniciado nos primeiros sintomas as chances de sucesso são imensas. Se forem prevenidos com protetor solar diário então, uma pele lisa e aveludada é garantida.
Dentre os tratamentos para manchas e rugas existem os peelings químicos e físicos.
O peeling químico é uma técnica feita com aplicação de uma solução química, mas conhecida como ácidos que quando aplicados na pele provocam sua descamação surgindo uma pele mais lisa, sem manchas e menos enrugada que a pele antiga.
O resultado do peeling químico pode ser ainda mais otimizado com o uso de novas técnicas de rejuvenescimento, e clareamento da pele, quando associado ao laser. Outro peeling amplamente usado e citado anteriormente é o peeling físico, representado pelo peeling de cristal ou diamante, que promove uma descamação da pele através de um ato físico, uma raspagem mecânica propriamente dita.
E não se esqueça de que todo tratamento com peeling deve vir acompanhado do uso de filtro solar durante o dia para evitar o reaparecimento das manchas e hidratantes para aliviar o desconforto da descamação e a sensação de repuxamento da pele. Além dos peeling e do laser para tratarmos as rugas, existem tratamentos estéticos como produtos que relaxam os músculos faciais, como a toxina botulínica, que causa efeito temporário por mais ou menos seis meses. Seu uso mais comum é para amenizar e prevenir as rugas de expressão do rosto, aquelas que se formam quando rimos, choramos ou ficamos bravos, por exemplo.
Outros tratamentos conhecidos são os implantes faciais, feito com substâncias de preenchimento que corrigem rugas e sulcos, o famoso bigode chinês e os códigos de barra nos lábios, feitos a base de colágeno de ácido hialurânico, por exemplo.
Existem também os procedimentos cirúrgicos que podem ser indicados de acordo com o tipo de ruga e da idade do paciente, feito por meio de lifting facial, que é um levantamento cirúrgico da face provocando uma boa melhora na consistência facial, atenuando as rugas e a blefaroplastia que é uma plástica das pálpebras.
Para saber o tipo de tratamento ideal, consulte um dermatologista ou cirurgião plástico, e faça sua avaliação.
Mas lembre-se sempre, o mais importante nos dias de hoje é a PREVENÇÃO.
Proteger-se não apenas durante o verão ou na praia, mas em qualquer estação do ano ou temperatura.
Proteger-se também é importante não só para prevenção de rugas ou manchas, mas principalmente para evitar o surgimento do câncer de pele, que nos últimos anos tem crescido muito no Brasil, sem escolher sexo ou idade. Sua incidência é mais alta que o câncer de mama ou próstata, e no ano passado 55 mil brasileiros foram acometidos pela doença.

* Dra. Mariana Nader é Dermatologista

Nenhum comentário:

Postar um comentário