quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Por que algumas crianças demoram para falar?

Alguns fatores influenciam na demora das crianças a começarem a falar. A audição íntegra e a adequada estimulação da família e das pessoas com quem vive são fatores determinantes neste processo de desenvolvimento da fala e da linguagem.
A linguagem começa a ser aprendida desde o nascimento. O bebê é capaz de diferenciar sons da fala nos primeiros meses de vida, mas a produção dos sons acontece depois. Quando a criança é bem estimulada no meio em que vive, ela recebe a base para o desenvolvimento da linguagem, que logo estará exprimindo através da fala.
Conversar com a criança desde pequena, cantar, contar histórias para ela, brincar recriando o ambiente e as situações vivenciadas por ela no dia-a-dia, são formas de estimular este desenvolvimento. Para que comece a ocorrer um processo de comunicação a criança deve se sentir motivada para isso. É o que se chama intenção comunicativa, quando ela descobre que através da fala conseguirá satisfazer seus interesses.
Os pais devem observar e ouvir tudo o que a criança tem para falar, dando oportunidade para que ela tome a iniciativa de manifestar seus desejos, interesses ou necessidades; devem usar frases de fácil compreensão para a criança, além de nomear os objetos e as ações realizadas com ela. Devem também proporcionar o convívio com outros grupos, como escola, praças e parques, clubes, etc., para complementar e expandir as experiências que a criança tem no ambiente doméstico.
É muito importante realizar uma avaliação auditiva na criança para verificar se ela está recebendo o estímulo auditivo sem o qual não desenvolverá a fala. A criança com perda auditiva pode apresentar graus variados de comprometimento da linguagem e da fala. A idade da criança e a época em que a perda auditiva foi iniciada são fatores especialmente importantes no seu desenvolvimento.
É pela importância da detecção precoce da deficiência auditiva que se realiza a Triagem Auditiva Neonatal através do Exame de Emissão Otoacústica, conhecido como Teste da orelhinha. Um exame de fácil realização e de enorme importância, já que bebês cujo diagnóstico de deficiência auditiva é feito ao nascimento e iniciam o tratamento, indicado individualmente, até os seis meses de idade, apresentam desenvolvimento muito próximo do normal.
Os pais podem procurar a orientação de um fonoaudiólogo para tirar suas dúvidas quanto ao desenvolvimento de fala de seu filho e como proceder em cada caso específico.


* Luciana Cardoso é Fonoaudióloga

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