O curativo tem por finalidade de tratamento a facilitação da cicatrização além do alívio da dor pela remoção de secreções e por facilitar drenagem.
Como cuidar de uma Lesão/Ferida?
Antes da seleção e aplicação de um curativo, é necessária uma avaliação completa da ferida, do seu grau de contaminação, da maneira como esta ferida foi produzida, dos fatores locais e sistêmicos e da presença de exsudato( presença de processo inflamatório), como forma de agilizar o processo de cicatrização e proteger a ferida.
O 1º Passo do curativo é a Limpeza, que tem por objetivo a remoção de sujidades, e excesso de secreções, além de reduzir o número de microorganismos evitando processo infeccioso.
As feridas devem ser limpas do mais contaminado para o menos contaminado, para evitar contaminação da área da ferida que já está em processo de cicatrização.
Produtos Padronizados mais utilizados para Curativos
Produto e Indicação
• Soro fisiológico 0,9% - Limpeza da ferida, mantém a umidade.
• Álcool a 70% - Promover anti-sepsia da ferida, remover a flora bacteriana local, diminuindo assim o aumento do número de bactérias.
• Dersani - Protege, hidrata o leito da ferida, restaura a pele na formação de tecido de granulação(novo tecido, processo de cicatrização).
• Colagenase - Promove a retirada do tecido necrótico superficial por ação enzimática sem afetar o colágeno de tecido sadio ou de granulação(novo tecido, processo de cicatrização).
• Carvão Ativado - Tem ação de absorção. Bactericida e desodorizante.
Classificação dos Curativos
Seco
Confeccionado apenas para a isolar a lesão. Ex: ferida operatória;
Úmido
Caracteriza-se pelo uso de medicamentos para o tratamento da lesão. Ex: feridas profundas ulcerosas.
Classificação das Lesões
De acordo com a presença ou não de microorganismos, podem ser:
a) Ferida asséptica: Efetuada por meio de métodos assépticos por ex. ferida operatória;
b) Ferida séptica: São as lesões contaminadas ocasionadas por acidentes, Ex. ferimento ocasionado por um prego, vidro, latas, etc.
De acordo com a presença ou não de rutura da superfície da pele ou mucosa, podem ser:
a) Lesão Fechada: São ferimentos produzidos por uma ação brusca. Ex. traumatismo;
b) Ferida Aberta: Há rutura da pele ou mucosa, deixando os demais tecidos em contato com o meio externo. Ex: escoriações com rutura da pele, úlceras por pressão, úlceras varicosa, esfolados ocasionados por quedas etc.
De acordo com a maneira que ocorrem:
a) Feridas Incisas: provocadas por instrumento cortante, apresentando os bordos lisos e os tecidos circunvizinhos intactos. Ex: ferida operatória;
b) Ferida Contusas: Ocasionada por quedas e pancadas, os tecidos circunvizinhos ficam traumatizados, havendo com o ferimento pequena hemorragia, dificultando a cicatrização;
c) Ferida Perfurante: Ocasionada por instrumentos pontiagudos, e profunda, podendo atingir órgãos, apresentam hemorragia difícil de ser controlada;
d) Feridas Laceradas: São os esmagamentos ocasionados pelos acidentes com maquinas, onde os tecidos são rasgados, apresentam pouco sangramento, pois os vasos sanguíneos ao serem cortados são torcidos;
e) Feridas Tóxicas: Resultante de picada ou mordida por animal ou inseto. Ex: picada pela abelha, etc.
Tipos de Curativos
O Tipo de curativo a ser realizado varia de acordo com a natureza, a localização e o tamanho da ferida. Em alguns casos é necessária uma compressão, em outros lavagem exaustiva com solução fisiológica e outros exigem imobilização com ataduras.
Curativo semi-oclusivo: Este tipo de curativo é absorvente ,e comumente utilizado em feridas cirúrgicas, drenos, feridas exsudativas (presença de processo inflamatório), absorvendo o exsudato e isolando-o da pele adjacente saudável.
Curativo oclusivo: Não permite a entrada de ar ou fluídos, atua como barreira mecânica, impede a perda de fluídos, promove isolamento térmico, veda a ferida.
Curativo compressivo: Utilizado para reduzir o fluxo sanguíneo, promover a Estase (diminuição do fluxo sanguíneo) e ajudar na aproximação das extremidades da lesão.
Curativos abertos: São realizados em ferimentos que não há necessidade de serem ocluídos. Feridas cirúrgicas limpas após 24 horas, cortes pequenos, suturas, escoriações, etc são exemplos deste tipo de curativo.
* Camila Fernanda é Enfermeira
Na falta de soro fisiológico 0,9%, pode utilizar soro glicosado a 5% na realização de curativo?
ResponderExcluir