É o transtorno mais comum em crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados; ocorre em 3 a 5% das crianças, em várias regiões diferentes do mundo em que já foi pesquisado.
Caracteriza-se por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Em mais da metade dos casos o transtorno acompanha o indivíduo na vida adulta, embora os sintomas de inquietude sejam mais brandos.
Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Em inglês, também é chamado de ADD, ADHD ou de AD/HD.É reconhecido oficialmente por vários países e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em alguns países, como nos Estados Unidos, portadores de TDAH são protegidos pela lei quanto a receberem tratamento diferenciado na escola.
O TDAH se caracteriza pela tríade: Hiperatividade, Impulsividade e Desatenção. È um TRANSTORNO DIMENSIONAL (que depende da intensidade dos sintomas e não da presença ou ausência deles), por mais de seis meses, em mais de um ambiente e que causem problemas na vida da criança.O DSM IV (Manual de Diagnóstico e Estatística da Associação Americana de Psiquiatria) é a classificação de doenças usada para se fazer o diagnóstico, que deve ser feito por um profissional habilitado, que se dedique ao estudo do TDAH.
As crianças com este Transtorno são agitadas, não param quietas,falam muito,não conseguem esperar, sobem em tudo, correm, querem fazer muitas coisas ao mesmo tempo, mas de uma maneira claramente mais intensa que a maioria das crianças.As pessoas próximas sentem, percebem que aquele comportamento extrapola o comportamento observado na maioria das crianças conhecidas.
Quando a Desatenção predomina as crianças não são agitadas, nem falam muito, e passam em geral despercebidas; este é o tipo predominantemente Desatento, em que o sintoma predominante é justamente a desatenção, em geral mais frequente nas meninas, na maioria das vezes não é diagnosticado, causando muitos danos pela falta de tratamento adequado.
São três as formas de apresentação do TDAH: predominantemente Hiperativo - Impulsivo, Combinado (Hiperativo-Impulsivo-Desatento) e predominantemente Desatento.
Os distúrbios atentivos muitas vezes estão associados a problemas de aprendizado escolar em crianças hiperativas ou lentas na execução de tarefas em sala de aula, apesar de terem uma inteligência normal. Pode ser um quadro de TDAH.
A avaliação do quadro de TDAH é clínica, mas existem testes complementares utilizados numa Avaliação Neuropsicológica que auxiliam nos diagnósticos e pesquisas.
O teste de Atenção Visual, TAVIS 3-R, é uma medida útil na detecção de déficits atentivos Este teste é computadorizado, apresenta precisão na aplicação e correção e pode ser correlacionado com outros testes.
Já vem sendo aplicado em crianças e adolescentes desde 1997 em Volta Redonda no IPEVRE, que fica na rua 40 nº20 sala 213, telefone 24-33428552.
Para outras informações sobre o tema acesse o site www.ipevre.com.br.
* Carmem Stehling é Psicóloga e Pedagoga
Parabéns,o Blog tem artigos de muita utilidade e com otimas informações.
ResponderExcluirGostei muito .
Vou seguir.
Abraços
Teca
Teca, agradecemos pelo elogio e por seguir!
ResponderExcluirVamos trocar informações..
Abs!
Equipe Bem-Estar