Os especialistas costumam chamá-la de doença auto–imune. Costuma se apresentar no início apenas com pequenas lesões avermelhadas, descamativas e que provocam coceira, principalmente nos cotovelos, joelhos, umbigo, mãos e pés. Alguns pacientes costumam confundir a “caspa” com o comprometimento da psoríase, no couro cabeludo.
Apesar de a doença ser mais conhecida como doença da pele, ela pode provocar inflamação no olho, nos tendões e nas articulações. Existem pacientes onde lesão da Psoríase, toma o corpo todo e em alguns casos, mais raros pode apresentar-se como uma inflamação recebendo o nome de Psoriase Pustulosa. É comum também as unhas dos pacientes serem fracas quebradiças podendo apresentar algum tipo de inflamação, muito das vezes de natureza micótica, ou seja de um fungo.
Interessante dizer que a Psoríase pode piorar no inverno, onde é menor a exposição solar, onde podemos deduzir que o SOL faz bem aos pacientes. Os sintomas reumáticos da Psoríase são dores articulares e inflamação variadas das articulações, além de tendões e até da coluna vertebral. Devemos destacar que um percentual de pacientes portadores de Psoríase, apresentam artrite nesse caso chamamos de Artrite Psoriásica, geralmente 10 a 15% dos pacientes. O curioso é que em alguns casos as dores nas juntas ou na coluna podem aparecer até mesmo antes de surgir à lesão da pele que é a forma mais fácil de fazer o diagnóstico.
Existem diversos tipos de tratamento para a doença, desde cremes locais, pomadas, comprimidos e até medicamentos mais modernos que são feitos de forma sub cutânea ou mesmo através de soro, direto na veia. Esses medicamentos são chamados de Biológicos e são um verdadeiro divisor de aqua no tratamento dessas doenças, pois o benefício de seu emprego é visível, melhorando de forma acentuada a qualidade de vida desses pacientes reintegrando-os a sociedade, a família e ao ambiente de trabalho.
É bom que se afirme com todas as Letras que a Psoríase não é uma doença contagiosa, isto é, não pega. Para uma melhor orientação, e na dúvida, procure o seu Dermatologista ou Reumatologista de confiança, pois existem exames, que são indispensáveis para se fazer o diagnóstico certo e diferencial com outras doenças, além de orientar de forma correta o tratamento. Pacientes bem orientados podem ter desaparecimento completo da doença e a Medicina, sem dúvida, em muito pouco tempo tornará a Psoríase uma doença do passado.
* Dr. Ricardo Name é Reumatologista
Nenhum comentário:
Postar um comentário