quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Tome cuidado com a “Gordura Trans”

As gorduras trans são um tipo específico de gorduras formadas por um processo de hidrogenação natural ou industrial. Elas estão presentes principalmente nos alimentos industrializados, porém, pode-se encontrar em pequenas quantidades em alimentos de origem animal como o leite e as carnes.
As gorduras trans são obtidas a partir de óleos vegetais, que são submetidos a um procedimento químico chamado de hidrogenação. São utilizadas industrialmente em larga escala, com o objetivo de melhorar o paladar, consistência e até, aumentar o prazo de validade de alguns alimentos.
A principal fonte de ácidos graxos trans na dieta é a gordura vegetal hidrogenada, utilizada no preparo de margarinas, sorvetes cremosos, chocolates, pães recheados, biscoitos, alimentos com consistência crocante (batatas fritas, nuggets, croissants, tortas), bolos industrializados e alguns alimentos produzidos em redes de "fast-food".
As gorduras trans aumentam o LDL ("colesterol ruim") e reduzem o HDL ("colesterol bom"), aumentando assim, o risco de doenças cardiovasculares. Assim como outras gorduras, também aumentam os níveis de triglicerídeos. Recomenda-se que a ingestão da gordura trans deva ser menor que 1% das calorias totais da dieta.
Atualmente, o aumento do consumo de gordura tem sido muito discutido em função da relação de sua elevada ingestão com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e circulatórias. O controle da epidemia das doenças cardiovasculares tem sido realizado adotando-se novos hábitos de vida em conjunto com uma alimentação controlada em gordura total e reduzida em gordura saturada e colesterol.
A solução é tentar reduzir ao máximo o consumo de gordura trans. A dificuldade é saber quais alimentos a contêm e em qual quantidade. Para tentar resolver esse problema, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou que, a partir de 1º de agosto de 2006, as empresas devem especificar nos rótulos o teor de gordura trans de seus produtos.
É obrigatório conter a informação de gordura trans nas embalagens dos alimentos para que assim as pessoas possam saber a quantidade de gordura trans presente nos alimentos e possam escolher alimentos mais saudáveis, com menores teores deste tipo de gordura ou mesmo optar por aqueles que não possuem a gordura trans. A recomendação é que se consuma o mínimo possível. Procure não ultrapassar a quantidade de 2 g por dia.



Alguns tipos de gorduras


Trans-saturadas
Presentes em batata-frita, margarina e biscoitos amanteigados. Não trás nenhum benefício e aumenta o colesterol e risco de doença cardíaca. Evite-os.


Gorduras Saturadas
Presentes em carnes gordas, laticínios e coco. Alguns tipos de gordura saturada encontradas em bife e manteiga podem entupir suas artérias. Limite-as a menos de 10% do total de sua ingestão de calorias.


Omega 6
Presente em óleos vegetais, sementes e nozes. Pode reduzir o LDL e o colesterol total, mas alto consumo pode abaixar o do benéfico colesterol HDL. Limite a 10% do total de sua ingestão de calorias.


Omega 3
Presente em peixes gordurosos, óleos vegetais e nozes. Abaixa o nível de triglicérides e o colesterol total. Alto consumo pode retardar a coagulação sangüínea.

Gorduras Mono-insaturadas
Presentes em azeite de oliva, abacate, amendoim. Abaixa o LDL e o colesterol total. Ingira a maior parte de gorduras desse tipo.
Alguns tipos especiais de gorduras, como ômega-3 e ômega-6, são saudáveis e cruciais para um sistema imunológico forte e uma pele saudável. A maioria dos alimentos possui mais de um tipo de gordura. Alguns deles, como nozes, possuem gordura mono-insaturada, ômega-6 e um pouco de ômega-3. Uma ótima combinação. Prefira alimentos mais saudáveis como as frutas e legumes, coma o mínimo possível de gordura animal e evite ao máximo o consumo de gorduras industrializadas. Assim você terá uma alimentação saudável e uma vida livre dos malefícios da gordura trans.


* Daniel de Jesus Silva é Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário