quinta-feira, 23 de setembro de 2010

É importante fazer check up?

O ritmo e as condições de vida no mundo moderno, principalmente nas grandes cidades, impõem uma série de exigências à nossa saúde. Cada vez mais é reconhecida a importância de nos anteciparmos às doenças, detectando de modo precoce alterações no nosso organismo. A medicina preventiva é a melhor maneira de evitar doenças e em alguns casos curá-las.
A realização de exames gerais, periodicamente, é uma das formas eficazes de evitar doenças ou tratá-las precocemente antes que compliquem, garantindo assim mais saúde e melhor qualidade de vida.
Um check up deve ser iniciado com uma consulta médica que definirá quais exames complementares serão necessários para cada caso. A visita a um médico de confiança é de suma importância, pois este avaliará a história de vida do paciente, seus antecedentes pessoais e familiares, seus hábitos. Não adianta as pessoas decidirem apenas que vão fazer todos os exames complementares disponíveis. Há que ter a figura de um profissional para não só indicar os exames necessários, mas principalmente analisá-los, pois estes por si só não tem valor diagnóstico preciso. Cada indivíduo tem suas peculiaridades e suas predisposições genéticas e familiares. Cada um vive em seu universo particular que lhe propicia ou não determinadas doenças.
Com este enfoque é que várias sociedades médicas como a Sociedade Brasileira de Cardiologia, Sociedade Brasileira de Dermatologia, Sociedade Brasileira de Urologia, Instituto Nacional do Câncer, dentre outras, estão preocupadas em realizar para a população em geral, campanhas temáticas no combate às drogas e alcoolismo, combate ao sedentarismo, combate à hipertensão, combate ao tabagismo, campanhas de controle do colesterol, combate à obesidade e ao diabetes, prevenção do câncer de mama e de próstata, prevenção do câncer de pele, etc.
Alguns estudos demonstram que as chances de cura para uma doença descoberta em fase inicial são enormes, porém melhor ainda é evitar que ela aconteça. Por exemplo, sabe-se que a mudança de hábitos alimentares, a prática de atividade física e a parada de um hábito nocivo como o tabagismo e o etilismo, podem evitar o aparecimento de um grande número de doenças. Se associado a isto, o indivíduo ainda realizar periodicamente (geralmente anualmente) seus exames preventivos, aumenta em muito a chance de prevenir ou até curar muitas doenças.

Dentre os exames que podem e devem ser realizados periodicamente, podemos citar :

• Visitas ao ginecologista com o exame preventivo para o câncer de colo de útero e a realização de mamografia para prevenção do câncer de mama;
• A visita ao urologista com realização do exame clínico (toque retal) e realização do PSA, para prevenção do câncer de próstata;
• A visita ao cardiologista e a realização de exames bioquímicos e exames cardiológicos, como teste ergométrico, eletrocardiograma e ecocardiogramas, podem precocemente diagnosticar doença das coronárias, hipertensão arterial, dislipidemias e diabetes;
• A visita ao ortopedista, e a realização de densitometria óssea que pode diagnosticar precocemente a perda de cálcio nos ossos, possibilitando um tratamento precoce para prevenção da osteoporose.
Enfim, podemos observar, que ao identificarmos qual ou quais profissionais devemos procurar para realizar nossos exames preventivos, estamos tomando uma atitude de respeito a nós mesmos no sentido de nos propiciar mais saúde e melhor qualidade de vida.

* Dra. Rosana Vilela W. Peixoto é Cardiologista

Nenhum comentário:

Postar um comentário