quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Litíase Renal – Beba mais líquido e livre-se dos cálculos!

Os cálculos são formações sólidas compostas de sais minerais e de uma série de outras substâncias, especialmente o cálcio e o ácido úrico. Geralmente, são causados por fatores hereditários, obstrução das vias urinárias, infecções urinárias, distúrbios metabólicos (cistina e ácido úrico) e endócrinos (glândula paratireóide), ou urina concentrada, supersaturada de sais. Estão relacionados ainda à incidência os fatores climáticos - o clima quente favorece a incidência - sedentarismo, obesidade e hábitos culturais alimentares.
Os cálculos urinários representam a terceira causa mais freqüente de consultas aos urologistas. Causam dor, podem causar danos à função renal e aumentam os riscos de infecção do trato urinário, com transtornos importantes à vida social e profissional dos pacientes, além de despesas substanciais.
Sabemos que a maioria dos casos de cálculos podem ser evitados com a simples medida de aumento da ingesta de líquidos. Recomendamos que uma pessoa adulta beba pelo menos 2,5 l de líquido por dia, ou 30 ml/kg/dia. Em um estudo clinico, foi evidenciado que uma pessoa que urina pelo menos 2,0 l por dia apresentou uma recidiva de calculo renal 50 % menor do que uma pessoa com baixa ingesta de líquidos. Um observação prática : quando nossa urina estiver muito concentrada ( amarelo escuro), nessa ocasião é normal observarmos também ardência ao urinar,é esse tipo de urina que temos grande chance em formar calculo urinário, pois as partículas eliminadas na urina estão muito próximas e poderão se agrupar formando cálculos.
Lembramos também que pessoas que trabalham em locais muito quente, como galpões, cozinhas ( fogão), diretamente ao sol, devem ter atenção redobrada quanto a ingesta de líquidos.
Há estudos de que frutas não cítricas e grapefruit podem ter efeito negativo na formação do calculo por aumentar o oxalato urinário. Devemos evitar bebidas com alto teor de sais minerais, como repositores e alguns tipos de água mineral. Sucos de frutas cítricas (suco de limão), refrigerantes não derivados de colas e água mineral podem auxiliar a prevenção da litogênese. Como sugestão prática, o consumo de 120 ml de suco de limão, na forma de limonada, ao longo do dia, ou 1 litro de suco de laranja reduzem a formação de cálculos em cerca de 60% nos pacientes com litíase recorrente. Deve-se também reduzir a ingestão de sal (sódio) para prevenir a formação de cálculos.
Em geral, devemos ter uma dieta equilibrada e sem excessos, com aumento da ingesta de líquidos, principalmente a água, substância natural e que todos temos acesso. Para maiores esclarecimentos procure seu urologista.


* Dr. Clayton Bellei e Dr. Marco Antônio Salgueiro, são Urologistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário