sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Azia: Você pode prevenir!

Azia, também conhecida como pirose é uma sensação de ardor e queimação no estômago e no esôfago (região mediana do peito ). Essa queimação é provocada pela ação do ácido gástrico presente no suco gástrico produzido no estômago. Na medida certa esse ácido é fundamental na digestão dos alimentos, porém quando produzido em grande quantidade provoca azia. Na grande maioria das vezes ocorre em função de uma alimentação muito temperada ou apimentada. O fumo, café, bebidas alcoólicas ou gasosas também podem provocar azia bem como o consumo excessivo de frutas cítricas, chocolate ou alimentos gordurosos.
Em alguns casos a azia pode ser um indicativo de alguma doença, como por exemplo, refluxo gastro esofágico ou esofagite (inflamação no esôfago). Ter azia ocasionalmente é comum e não necessariamente significa que a pessoa tenha algum tipo de doença, porém, a azia persistente que ocorre mais que duas vezes por semana é considerada doença e deve ser avaliada por um especialista.
Uma outra causa de azia atualmente é o uso de medicamentos, cada vez mais disseminado pela população. Qualquer tipo de medicamento deve ser ingerido com bastante água (um copo cheio) para que o comprimido ou cápsula chegue até o estômago, porque medicamentos que permanecem por muito tempo no esôfago causam lesões e podem provocar azia. Também não é recomendado tomar remédios deitado pelo mesmo motivo.
Alguns tipos de medicamentos como antiinflamatórios em geral e analgésicos à base de ácido acetil salicílico (AAS) têm a capacidade de provocar lesões na mucosa gástrica que se exteriorizam por azia. Nesses casos, as lesões não são dose dependente, isto é, um simples comprimido pode provocar a lesão. Outra lembrança importante é que qualquer desses medicamentos, para produzir o seu efeito precisam cair na corrente sanguínea (isto é, serem absorvidos), portanto tomados por qualquer via (supositórios, injeções, pomadas) serão absorvidos e provocarão lesões gástricas. Outra ideia errada a respeito dos medicamentos é que se forem tomados com leite ou após refeições não provocarão problemas. O máximo que poderá acontecer é que o leite ou alimentos prejudiquem a absorção do medicamento, e com isso, diminuam a agressão gástrica, mas ao mesmo tempo os efeitos do remédio para o qual foi tomado também serão muito menores.
Lembretes para quem quer evitar azia: não deitar após refeições (pelo menos 3h depois ), não tomar leite, bicarbonato ou sal de frutas para tratar azia porque mascaram os sintomas e estimulam o estômago a produzir mais ácido, evite o stress porque ele também aumenta a produção de ácido (se é impossível evita-lo faça um tratamento para aprender a não descarrega-lo em seu organismo), não use roupas apertadas no abdome (cintas, cintos etc), coma mais vegetais crus, mastigue bem os alimentos e coma devagar, evite líquidos durante as grandes refeições (almoço ou jantar), dê preferência a alimentos frescos sem corantes ou conservantes em sua alimentação habitual, controle o uso de fermentativos (arroz, feijão, batata, massas e doces) principalmente durante a noite, e, finalmente lembre-se que saúde depende basicamente dos hábitos adotados pelo indivíduo, não haverá milagres e, portanto as mudanças de comportamento deverão continuar mesmo que os sintomas desapareçam porque é impossível para o organismo consertar constantemente os erros que cometemos conscientemente e continuamente. É uma questão de escolha entre o que nos faz bem e o que nos faz mal e o custo benefício das consequências.

* Dra. Anelise Luderer Dias é Gastroenterologista





Nenhum comentário:

Postar um comentário