sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Linhaça faz bem para a saúde?

A linhaça é um produto muito procurado entre os consumidores preocupados com o seu bem estar nos últimos tempos. Ela é conhecida com sendo um alimento funcional, mas o que significa isto?
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), alimento funcional é aquele que tem propriedade funcional, ou seja, um papel metabólico ou fisiológico que o nutriente ou não nutriente tem no crescimento, desenvolvimento, manutenção e outras funções do organismo.
O alimento funcional contém carboidratos, proteínas, gorduras e fibras, e esses elementos podem diminuir o risco de algumas doenças com o seu uso contínuo e correto. Assim fortalece a defesa orgânica e reduz o risco de envelhecimento celular.
A linhaça tem em sua composição fortes ácidos graxos que são importantes elementos funcionais como o ômega 3 e o ômega 6. Outro elemento da linhaça é a presença grande fibras solúveis, que são dita fibras “macias” e depois de ingeridas se transformam em gel, ficando assim um maior tempo dentro do estômago e dando uma sensação de plenitude gástrica, uma maior saciedade. Com isso a linhaça ajuda também no processo de emagrecimento e relacionado a isso a diminuição do índice de gordura no sangue, ajudando a abaixar o colesterol.
Todas as fibras são de grande importância na alimentação, a linhaça não poderia ser diferente. Ela atua no processo de rejuvenescimento, no combate a anemia, auxilia no combate ao câncer de mama, próstata, cólon e pulmão por apresentar 100x mais lignina que os melhores grãos integrais.. Também auxilia no combate a acne, uma vez que acelera a mobilidade intestinal ajudando na prisão de ventre.
Esse grande alimento exerce um poder de grande importância para as mulheres: equilíbrio hormonal amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa Outro benefício: combate d a Diabetes, aumenta a vitalidade física, auxilia nas doenças inflamatórias, na retenção de líquidos e no sistema imunológico.
A semente de linhaça moída, como demonstram alguns estudos, trás mais benefícios nutricionais que a semente inteira, que possui uma casca muito dura dificultando a ingestão. Ela pode ser armazenada sob refrigeração e consumida em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, misturadas a cereais e massas em geral.
A recomendação é mínimo de 2 colheres de sopa por dia. É conhecida por dois tipos: a dourada e a marrom. A diferença é que a dourada possui ômega 3,6 e 9; enquanto a marrom somente o ômega 3. Indica-se mais a linhaça dourada por ser mais completa e por ser cultivada de forma orgânica certificada, não possui agrotóxico, sendo assim mais cara.

* Renata M. David Braga é Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário