terça-feira, 28 de setembro de 2010

Hipertensão na Gestação

Sinonímia: Doença hipertensiva especifica da gravidez (DHEG); Pré-eclampsia; eclampsia; toxemia gravídica; hipertensão induzida pela gravidez.
É uma doença de grande importância para o estudo devido as altas taxas de mortalidade materna e perinatal. Em relação à mortalidade materna segundo a Organização Mundial de Saúde, nosso País ocupa uma desconfortável posição entre os países de alta mortalidade materna: 140/100.000 nascidos vivos, quando o ideal seria 10/100.000.

O que é pré-eclampsia?

E uma doença que ocorre em gestantes acima de 20 semanas.
Sempre que houver pressão alta (níveis de pressa superior a 140/90mmHg, “proteinuria” (perda de proteína pela urina com valores iguais ou maiores que 300 mg de proteína na urina coletada em 24h e edema).

Se não cuidada pode evoluir para quadros mais graves:

• Eclampsia: que e a pré eclampsia com convulsões;
• Síndrome Hellp: mais um conjunto de sinais e sintomas onde HELLP e uma sigla significado e: H hemólise (fragmentação das células vermelhas do sangue); EL (Eleveted liver functions tests) alteracao das provas de função hepática (fígado); e LP (Low platelets count) diminuição do numero de plaquetas (células que ajudam na coagulação).

Quais pacientes tem mais riscos:

• Baixo padrão sócio econômico (desnutrição);
• Antecedentes familiares da doença;
• Pacientes com antecedente próprio;
• Pacientes com outras doenças associadas (hipertensão, diabetes, doença renal e auto-imune).

Como se trata?

No manejo destas pacientes leva-se em consideração a idade gestacional (tempo de gestação) e a gravidade da pré-eclampsia (leve, grave ou eclampsia, evitar chegar à síndrome HELLP) para que se escolha a conduta mais adequada. O tratamento definitivo e a interrupção da gestação, entretanto algumas vezes e possível aguardarmos o amadurecimento do feto para realizar o parto.

• Pré-eclampsia leve com feto a termo: interrupção da gravidez, indução do parto, se possível.
• Pré-eclampsia leve com feto prematuro: repouso, controle da hipertensão arterial, avaliação fetal e exames seriados visando identificação da piora do quadro.
• Pré-eclampsia grave com feto a termo: equilibrar condições maternas, se necessário e apos, interromper a gestação.
• Pré-eclampsia grave com feto prematuro: avaliação materna e do bem estar fetal seriada, uso de corticosteróides para ajudar o amadurecimento do pulmão fetal e interromper a gestação.
• Eclampsia com feto a termo ou pré termo: aqui primeiro controlar as convulsões e os distúrbios metabólicos materno e logo apos a gestação deve ser interrompida.
Para acompanhar estas pacientes, é necessário uma equipe experiente e um hospital bem equipado com uma boa maternidade, UTI Adulto e UTI Neonatal.

* Dr. Gilberto Paiva é Ginecologista/Obstetra



Nenhum comentário:

Postar um comentário