quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O que é Fibromialgia ??

É uma forma frequente de dores músculo esqueléticas generalizadas, acompanhada de insônia, alteração do humor cansaço e fadiga. No Brasil e no mundo, a FIBROMIALGIA é conhecida desde 1.904, portanto não se trata de uma nova doença. Afeta mais as mulheres, numa proporção de 10 para 1 homem. O nome FIBROMIALGIA, significa dores nos músculos e partes moles (tendões ligamentos etc.). A Dor é o principal sintoma e tem como característica ser intensa, crônica de longa duração e muitas vezes desencadeada por fatores que geram stress, como aborrecimentos , contrariedades e perdas de um modo geral.
O paciente Fibromialgico, costumamos dizer que possui um perfil Bio-psico-social, que lhe confere certas características, ou seja, são pessoas que possuem dificuldade em relaxar, muito perfeccionistas, exigentes e detalhistas. Não se trata de uma doença inflamatória, e como não existe até hoje nenhum exame complementar que confirme seu diagnóstico, é necessário que o médico que se propõe a tratá-la, seja adequadamente treinado e tenha suficiente paciência e sabedoria para não deixar o doente inseguro e tomando medicamentos em demasia.
É comum, nos casos mais complicados onde pode prevalecer alterações como, tristeza profunda , depressão, falta de paciência, raiva e vontade de chorar, isto é quando prevalece os sintomas emocionais, chamarmos um psicólogo(a) para nos ajudar. Existe uma série de terapias que funcionam muito bem, e faz com que o paciente recupere sua vontade de viver e sua qualidade de vida. Entre esses medicamentos existem a ciclobenzaprina, antidepressivos, analgésicos e as chamadas terapia Cognitivo-Comportamental, feita pela Psicologia. Métodos de exercícios como Pilates, Yoga, Meditação, taichi-Chuan, acunpuntura, são úteis e podem complementar bem a terapêutica central.
Muitas pessoas com Fibromialgia experimentam um distúrbio de sono em que elas não acordam aliviadas, mas sentindo-se cansadas. Embora você possa ficar acordado, sem grandes dificuldades o estágio profundo do sono pode estar interrompido. Você pode dormir superficialmente e acordar durante a noite. Outro distúrbio do sono, incluindo a apnéia, mioclonia (tremores musculares) e a síndrome da perna cansada ou inquieta, são também muitos comuns.
Pelo fato dos sintomas da Fibromialgia serem generalizados, inespecíficos e semelhantes aos de outras doenças, muitas pessoas se submetem a avaliações complicadas com realizações de repetidos e caríssimos exames que nadam informam. Pessoas com Fibromialgia que externamente não se apresentam doentes, e cujos exames realizados são normais, costumam ser olhadas como não tendo um problema verdadeiro. A família e os amigos podem duvidar da veracidade de suas queixas, aumentando o isolamento e gerando sentimento de culpa e irritabilidade nesses pacientes.
Procure seu Reumatologista ou clínico de confiança e conheça melhor a Fibromialgia, que é uma causa real de dor e fadiga crônicas que precisam ser tratadas do mesmo modo que outras doenças de evolução crônica que afetam a qualidade vida. É importante saber que com o tempo e com um tratamento adequado, a grande maioria dos pacientes ficam bem e recuperam sua alegria e vontade de viver.


* Dr. Ricardo Name é Reumatologista 

Nenhum comentário:

Postar um comentário