terça-feira, 23 de novembro de 2010

Os sabonetes ideais para cada tipo de pele

Por se tratar de uma estação mais fria, o inverno e até mesmo a primavera nos impulsiona a obter alguns hábitos contrários ao que chamaríamos de ideais em relação aos cuidados com a pele. O principal mau hábito e que a grande maioria adota nesta época é em relação aos banhos. Devido ao frio, tendemos a tomar banhos quentes, de longa duração, com uso excessivo de sabonetes e também de buchas vegetais ou sintéticas. Porém, esta atitude nos faz diminuir o que chamamos de manto lipídico da pele, a qual se trata de uma hidratação natural que possuímos, além de o desperdício de água num banho demorado nos impulsionar a uma postura ecologicamente incorreta numa era em que buscamos um consumo mais consciente. Em decorrência desta atitude, apresentamos um ressecamento muito maior da pele do corpo, principalmente braços e pernas, com aparecimento inclusive de alergias e outras doenças afins. Em pessoas com tendência a oleosidade em rosto e tronco, os banhos quentes, também tendem a aumentar a produção de sebo nestas áreas o que podem ocasionar aparecimento ou piora de acne ou dermatites seborréicas, as chamadas “caspas” na pele e/ou couro cabeludo.
Portanto, além de se pensar num sabonete ideal para o rosto e corpo durante os banhos, também temos que entender que um banho ideal é aquele banho rápido, morno ou quase frio, evitando o uso de buchas, a não ser se realmente for necessário e o uso de sabonetes devem ser direcionados nas regiões de maior sudorese, odor ou pêlos. Evitando- se ensaboar áreas previamente ressecadas. Quanto ao rosto, orienta- se lavá- lo sempre em água fria, se possível. Pois esta temperatura além de evitar a produção excessiva de oleosidade, também diminui as chances de ressecamento.
As funções básicas de um sabonete são: limpar, proteger contra bactérias, hidratar e perfumar. Mas para se encontrar um sabonete ideal, temos que entender que ele também tem que possuir um ph próximo ao da pele. A maioria das pessoas tem ph cutâneo de 5,5. Para ser considerado neutro, o sabonete deve ter um ph menor ou igual a 7. Os sabonetes que mais nos beneficiam neste quesito são as versões líquidas ou cremosas.
Para peles secas, optamos por sabonetes com bases oleosas ou hidratantes como lanolina, manteiga de carité, óleo de amêndoas, macadâmia ou semente de uva, laurilsulfato entre outros.
Para peles sensíveis, optamos por substâncias calmantes e não irritantes. Procure os que contenham aloe vera, erva doce, camomila por terem bases calmantes. Os produtos infantis também são uma boa opção por possuírem este perfil.
Em peles normais, o sabonete pode ser mais perfumado, porém é necessário também que hidrate.
Nas peles oleosas, os sabonetes adstringentes são ideais por promoverem um controle da oleosidade maior, como produtos á base de hamamelis, própolis, ácido salicílico, enxofre, entre outros. Os sabonetes líquidos e as espumas são bem indicadas.
Lembrando que após os banhos ou as lavagens do rosto na pia, é recomendável o uso de hidratantes para se evitar o ressecamento provocado no inverno. Em peles oleosas, optem sempre por produtos oil free( livres de óleo) e não comedogênico(que não provocam cravos). Em peles sensíveis optem por hidratantes com produtos calmantes e hipoalergênicos. Em peles ressecadas optem por uma hidratação mais intensa com base cremosa. E, para os preguiçosos, existem os hidratantes durante os banhos, que facilitam sua passada e minimizam o baque de temperatura do hidratante frio contra o corpo quente.
Para uma busca mais específica de um sabonete ideal ou algum outro produto, procure um dermatologista, ele te dará as dicas certas para o seu tipo de pele. E lembre- se de também beber água para melhorar a hidratação da sua pele.

Dra. Simone de Carvalho Reis Barreiros é Dermatologista

Nenhum comentário:

Postar um comentário