terça-feira, 23 de novembro de 2010

Micose, evite este mal!

Causas, sintomas e prevenção

A “micose de praia”, “pano branco” ou “impingem”, são nomes populares de uma doença de pele chamada PITIRIASE VERSICOLOR.
O fungo causador da doença habita a pele de todas as pessoas e é capaz de se desenvolver provocando as manchas. Pessoas com baixa resistência imunológica tem mais facilidade de apresentar o quadro, mas pessoas saudáveis podem também ter a doença.
Muitas pessoas percebem que têm a dermatose após exposição da pele ao sol, porque nas áreas afetadas pela micose a pele não se bronzeia. A pele ao redor se bronzeia normalmente, deixando perceptíveis áreas claras onde está a doença, por isso o paciente pensa que pegou a micose na praia ou piscina. Na verdade o sol apenas mostrou onde estava a micose, vem daí o nome MICOSE DE PRAIA.
As áreas com a pele mais oleosa, como rosto, parte superior do tronco e dos membros superiores, são as mais atingidas.
Geralmente a Pitiriase Versicolor não da sintomas, mas algumas pessoas podem apresentar coceira, ou dependendo do local acometido os sintomas variam, como por exemplo: micose de couro cabeludo, descamação com coceira que se assemelham a caspa e áreas de perda de cabelo; na barba mancha grosseira com pele inflamada que pode até drenar pus; corpo manchas vermelhas, brancas ou acastanhadas, daí o nome de PITIRISE VERSICOLOR, que coçam ou descamam, arredondadas ou com bordas elevadas; virilha manchas vermelhas com coceira, descamam e podem até queimar; o pé de atleta ou frieira com áreas de vermelhidão que descamam ou racham a pele dos pés, especialmente entre os dedos; e a micose de unha com manchas brancas que as tornam ocas e esfarinhadas.
Como em qualquer doença é sempre melhor prevenir, pois já que depois de instalada é necessário o uso de medicamentos orais (comprimido) e tópicos (sabonetes, xampus ou cremes), sendo sempre também a longo prazo.

Dicas para prevenção

- Evite compartilhar qualquer roupa, sapato, toalha ou artigo de cuidado pessoal (escova de cabelo, maquiagem) de outra pessoa.
- Tome banho regularmente e depois seque bem sua pele, especialmente tenha maior atenção ao secar a área entre os dedos dos pés, virilha e debaixo dos seios.
- Use meias limpas, de preferência de algodão.
- Usar chinelos para se proteger quando caminha por vestiários, banheiros ou bordas de piscinas.

Se a prevenção não foi suficiente e você pegou micose, não tarde a realizar um bom tratamento, procure seu dermatologista, pois a micose pode piorar com o tempo, abrir caminho para outras doenças, já que a pele fica mais frágil e com baixa imunidade, e é necessária uma atenção ainda maior em pacientes diabéticos, especialmente nos pés.
Cabe ressaltar que os remédios caseiros não oferecem uma solução adequada, eles podem até fazer piorar a micose, por isso é necessário um rápido e correto diagnóstico.
Mesmo após o tratamento correto, a micose pode retornar, pois é causado por um fungo que já habita nossa pele, e o ser humano não cria imunidade á eles, e como é possível pegar o fungo novamente, segue as sugestões de prevenção atadas para evitar o seu retorno.

Dra. Mariana Nader é Dermatologista



Nenhum comentário:

Postar um comentário