segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O Câncer da próstata

O Serviço de Urologia do HINJA realiza todas as semanas várias consultas e cirurgias em paciente com o diagnóstico de Câncer da Próstata. Os pacientes são encaminhados por urologistas do Município de Volta Redonda, mas também de vários outros Municípios, como: Itatiaia, Angra dos Reis, Piraí, Barra Mansa, Paracambi, etc. O câncer da próstata é a neoplasia mais comum e a segunda em mortalidade no sexo masculino. Para o ano de 2010 foram estimados 52.350 novos casos no Brasil, correspondendo a um número de 54 casos para cada 100.000 habitantes.
Após a suspeita clínica evidenciada por meio de toque retal ou alterações no exame de sangue do PSA, a certeza do diagnóstico é realizada por meio de biópsia guiada por ultrassonografia transretal. No nosso Serviço do UNACON – HINJA, os pacientes já chegam com o diagnóstico da doença da próstata confirmado pelos médicos locais que fizeram o diagnóstico. Porém o nosso Serviço oferece os demais exames para os pacientes do SUS, contamos que equipe altamente treinada para exames pré-operatórios, inclusive com o Risco Cirúrgico realizado por médica especialista.
O Tratamento ideal para o Câncer de Próstata Localizado é a cirurgia chamada de Prostatectomia Radical, esta cirurgia já foi realizada em dezenas de pacientes do SUS pela nossa equipe no Hospital HINJA. Segundo trabalhos nacionais e internacionais é o tratamento de escolha para homens com Câncer da Próstata localizado e expectativa de vida acima de 10 anos. Seu objetivo deve ser a erradicação da doença. A radioterapia externa pode ser também indicada em pacientes com câncer localizado de próstata, com exceção daqueles com obstrução urinária. A dose da radiação necessária para o controle da doença está relacionada ao volume tumoral.

A radioterapia também é ofertada pelo UNACON aos pacientes do SUS, e estudos recentes mostram que a radioterapia em conjunto com a cirurgia de prostatectomia radical pode ser um grande passo, para melhorara a sobrevida de pacientes com câncer da próstata. É claro que este tratamento conjunto será indicado apenas para pacientes com maiores riscos de progressão da doença.
A conclusão que chegamos é que o maior número de pacientes atendidos no Serviço de Urologia do projeto HINJA-UNACON são relacionados ao câncer da próstata, por isso é importante estarmos atentos e divulgando informações sobre tão importante tema.

* Dr. Carlos André Klojda é Urologista

Nenhum comentário:

Postar um comentário