segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Prevenção e cuidados nas férias

Férias,tempo de alegria para as crianças e preocupações para seus pais.
Os acidentes na infância assumem cada vez mais importância, já que representam, dependendo da referência, a principal causa de mortalidade após os dois anos de vida.
Depois dos acidentes de trânsito envolvendo veículos motorizados, os afogamentos constituem o mais freqüente motivo de mortalidade na infância por causa externa. Além disso, uma quantidade significativa de mortes infantis é causada por aspiração ou ingestão de alimentos que provocam obstrução ou sufocação, ou ainda, por aspiração ou ingestão de qualquer outro objeto que provoque obstrução do trato respiratório.

Quedas

O atendimento da criança vítima de queda na fase inicial é fundamental para estabilização da mesma e para a prevenção de seqüelas. A avaliação definitiva e o trata-mento da maioria das demais lesões, podem ser realizados após recuperação das condições respiratórias, ventilatórias e hemodinâmicas da vítima( ABC do trauma). A imobilização cervical deve ser mantida até que se exclua o diagnóstico de lesão de medula. Na avaliação inicial, considera-se a altura, tipo de superfície, e se houve interrupção durante a queda. De acordo com a área que sofreu impacto, pode-se deduzir prováveis lesões.

Queimaduras

É um dos acidentes mais freqüentes em pediatria. A maioria das queimaduras em crianças ocorre no lar, onde predomina o acidente por líquidos quentes, agentes de escaldura, enquanto os acidentes por chamas, embora ainda muito presente no domicílio, começam a surgir em lugares mais diversificados, quanto maior for a idade.
A cozinha é de grande importância no acidente domiciliar, especialmente no momento do preparo dos alimentos. O tratamento é muito doloroso, com seqüelas físicas e psíquicas e altas taxas de mortalidade, além de dificuldade de ajustes sociais. O custo financeiro é elevado. A criança é a principal vítima das queimaduras, muitas vezes fatais.
A prevenção constitui a única medida realmente eficaz para se evitar o sofrimento determinado pela queimadura, as seqüelas e o óbito.

Primeiros cuidados após a ocorrência de queimadura:

1-Banhar as lesões com água fria por 10-20 min;
2-Administrar um analgésico comum;
3-Higienizar as lesões na medida do possível;
4-Enxugar;
5-Não usar produtos caseiros ou pomadas sobre a queimadura;
6-Envolver as lesões com lençol limpo;
7-Agasalhar; e
8-Procurar o serviço de saúde mais próximo.

Afogamentos

É considerado, pela OMS, a segunda maior causa de morte por acidentes não-intencionais. É preciso considerar os afogamentos que ocorrem em ambiente doméstico, como em baldes, banheiras, poços e tanques. As piscinas, tanto em particulares como coletivas, também são locais onde podem acontecer esses acidentes.
A prevenção é o principal elo na corrente de sobrevida para as vítimas de submersão.
O tratamento é limitado e as terapias de ressuscitação cerebral, não demonstraram melhora na sobrevida destes pacientes.
As vítimas de submersão, devem receber suporte básico no local do acidente, iniciando-se imediatamente as manobras de reanimação, com o objetivo de reduzir a hipoxia e minimizar seus efeitos deletérios (negativos). A reversão rápida da hipoxemia (baixa de oxigênio no sangue), é um dos maiores determinantes da recuperação ou lesão neurológica. Lesão neurológica permanente ocorre após 5 min de asfixia.
A retirada da água é prioritária, se a criança estiver em apnéia, deve-se realizar respiração boca a boca o mais breve possível. Constatada a ausência de pulsos, a massagem cardíaca externa deverá ser iniciada tão logo a vítima seja retirada da água.
As vias aéreas devem ser limpas, evitar as manobras de retirada de água dos pulmões, pois são ineficazes, retardando o tratamento e podem provocar aspiração do conteúdo gástrico.
Em todos os pacientes inconscientes que estavam mergulhando, deve-se suspeitar de traumatismo crânio-cervical e deverão permanecer em posição neutra,em superfície rígida,evitando sua mobilização.

Asfixia

Diante de uma criança sufocada com suspeita de aspiração de corpo estranho, deve-se observar primeiramente se ela respira ou não. Se ela não respira deve ser realizada a manobra de Heimlich, que consiste na realização de compressão abdominal, abraçando o paciente maior de 4 anos pelas costas comprimindo o abdome, e em lactentes (recém-nascidos), colocados em decúbito ventral (deitado com a barriga para baixo), pressionando-se a região posterior do tórax.
Se existe uma passagem de ar não se deve tomar qualquer medida para desobstruir as vias aéreas como introduzir o dedo na boca, tapotagem (tapas nas costas) e oferecer alimentos ou líquidos, devendo a criança ser encaminhada imediatamente para um serviço de saúde.
As principais medidas profiláticas, dirigem-se à orientação alimentar adequada de acordo com a idade da criança e com as recomendações quanto à organização e disposição no domicílio, de objetos habitualmente visados pelas crianças menores de 5 anos.

Orientações para os pais:

Os seis mandamentos para a segurança infantil:
1-Seja o exemplo para seu filho.
2-Ensine a distinguir os riscos que possa ser assumido daquele que deve ser evitado.
3-Ensine a melhor maneira de enfrentar os riscos que não podem ser evitados.
4-O objetivo é conhecimento e cautela,não o medo.
5-Use o bom senso.Não superestime o seu filho,creditando uma inteligência maior da que ele tem e,também,não o subestime,julgando que ele não seja capaz de pensar por si mesmo.
6-Esteja sintonizado com seu filho.Aquilo que ele é incapaz de fazer hoje,poderá fazê-lo em breve.Jamais diga: “nunca imaginei que ele pudesse fazer isso ou aquilo”.

Dra. Flávia Regina S. Bhering é Pediatra

Nenhum comentário:

Postar um comentário