quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

A influência dos alimentos no humor

A relação entre a alimentação e o humor das pessoas está comprovada cientificamente. Dietas para perder peso que restringem de forma errada ou até eliminam determinados grupos de alimentos, são desequilibradas e podem afetar negativamente o humor das pessoas, além de serem prejudiciais à saúde.
O maior público, atualmente, de dietas para perda de peso, são mulheresm apesar de estarmos com um número bastante significativo de homens preocupados com a estética (além da saúde).
A alegria e a tristeza também têm origem bioquímica no laboratório que cada um carrega dentro de si. Através da chamada “nutrição inteligente” pode-se dar uma ajudinha. Alguns alimentos fornecem nutrientes e substâncias que participam da produção de neurotransmissores que são mensageiros químicos capaz de fornecerem a comunicação de células do sistema nervoso.
Dos vários neurotransmissores, a serotonina exerce grande influência no estado de humor, ela é também conhecida como substância “mágica” e “sedativa”, que melhora o humor de um modo geral, principalmente em pessoas com depressão.
Os níveis de serotonina no cérebro são dependentes da ingestão de alimentos fontes de triptofano (aminoácido precursor da serotonina). O Triptofano, uma vez no cérebro, aumenta a produção da serotonina e assim é capaz de reduzir sensação de dor, diminuir o apetite, relaxar e mesmo induzir o sono.
A alimentação, ou mesmo uma dieta pobre em carboidratos, por vários dias, pode levar a alterações de humor e à depressão, assim como determinadas dietas em excesso de proteínas.
O melhor caminho é sempre o do equilíbrio, nem mais nem menos. É seguir a orientação de um profissional capacitado para que sua saúde não seja alvo de experiências infundadas.
São fontes de triptofano: carnes magras, batata inglesa, feijão, ervilha, abacaxi, soja e derivados, peixes, leite e derivados, nozes e leguminosas.
São fontes de carboidratos: pães, cereais integrais, bicoitos integrais, massas integrais, frutas, leguminosas, chocolate amargo (com moderação).
Para temperar a alegria durante o dia, não se deve passar mais de quatro horas sem se alimentar, ficar em jejum por muito tempo reduz os níveis de glicose no cérebro e faz com que aquela nuvem cinza do mau humor se instale. Uma boa dica é aumentar a ingestão de abóbora. Outra dica é acrescentar na salada fatias de espinafre, que é rico em ácido fólico e ajuda no tratamento da depressão. A banana é outra boa opção para lanches rápidos, rica em potássio e triptofano, sucrose, glicose e frutose. Todas estas dicas estão envolvidas para a manutenção do bom humor.

Renata Braga é Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário