quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Fezes do bebê - Tire suas dúvidas!

A primeira evacuação do recém-nascido,  e o conteúdo intestinal do feto, de uma cor estranha preto-esverdeada, pastosa, composta de bile, muco e celulas epiteliais descamadas, e somente e totalmente eliminada por volta do terceiro ou quarto dia de vida. Até la, as fezes serão espessas, viscosas, tipo graxa, constituindo o que chamamos de mecônio.

• Atenção! Na primeira semana de vida, o bebê aleitado exclusivamente ao seio, apresenta evacuações frequentes a cada mamada; as fezes são moles, amareladas, com grumos, principalmente se ele esvaziou bem o seio, ingerindo grande quantidade do leite do final da mamada, rico em gorduras. Portanto, isso é totalmente normal, e não há risco de desidratação. É o que chamamos de diarréia fisiológica do recém-nascido.
• Gradativamente, a capacidade digestiva da criança vai aumentando, e, até o final do segundo mês de vida, o aparelho digestivo ainda não esta apto a digerir ada que não seja leite, preferindo o leite materno pela fácil digestibilidade. Neste caso, os bebês mamam e evacuam em seguida, com mais frequência.
• Lembrem-se: com o crescimento do bebê e, consequente amadurecimento do sistema digestivo, as fezes podem se tornar mais consistentes. Podem evacuar uma vez por dia, ou a cada dois ou mais dias e, ha os que so mamam no peito e ficam de três a sete dias sem eliminar fezes. Pode ser que ele não esteja com boa pega ao seio e, ou, nao esteja ingerindo a parte final do leite, mais gordo e, laxativo. Desde que o ganho de peso seja satisfatório, sono tranquilo, urinando bastante, ou seja, nao haja intercorrencias, nao ha nada de errado em demorar um pouco mais para evacuar. E que o bebê aproveita tudo que ingere, e não sobra muita coisa para ser eliminada.
• Quando em aleitamento artificial , os bebês eliminam fezes com menos frequência, amolecidas, embora mais espessas, de cor castanho claro ou amarelo-esverdeado e um cheiro forte, acido. Os que usam leite em po podem ter as fezes mais ressecadas, devendo ter acompanhamento do pediatra, para avaliar a necessidade de troca do tipo de leite.
• Importante não culpar sempre o fato das fezes estarem endurecidas, ressecadas, pela força desproporcional que algumas crianças fazem para conseguir evacuar, se contorcendo, gemendo, parecendo estar em grande sofrimento. Isso acontece muitas vezes porque sua musculatura abdominal ainda não está suficientemente forte.
• Dependendo do tipo de alimentação oferecida a criança, a partir dos seis meses, quando começa a ingerir frutas amassadas e a sopinha, surge uma variedade de tons e consistências nas fezes normais, que mudam de cor, conforme o que foi ingerido.Se ele come verduras como couve e acelga, o coco sera verde-claro; muita cenoura resulta num tom mostarda-alaranjado, beterraba da um vermelho brilhante e, espinafre, um verde musgo intenso.
• Se o trânsito pelo intestino foi feito com maior rapidez, as fezes normalmente amarelas, podem se tornar esverdeadas, sem nenhum prejuízo ao organismo, sendo consideradas normais.
• Portanto, observe sempre o aspecto das eliminações de seu filho, e quaisquer anormalidades ou dúvidas, procure o seu pediatra.
• E, o mais importante, nada justifica suspender o Leite de Peito , que devera ser preferencialmente oferecido, exclusivamente ate os seis meses e, posteriormente, mantido junto com a alimentacao complementar, ate os dois anos de idade.

* Dra. Efigênia Vanda de Jesus é Pediatra

Nenhum comentário:

Postar um comentário