sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Conheça todos os tipos de "Adoçantes"

Os adoçantes são produtos utilizados para adoçar, de uma maneira até mesmo maior que o açúcar branco. São recomendados para pacientes com restrição a glicose, como os diabéticos e também para pessoas com restrição de calorias.
São conhecidos alguns tios de adoçantes como os calóricos e os não calóricos.

*
Não calóricos

Sacarina, Ciclamato, Aspartame, Acesulfame, Stévia.
Estes foram descobertos a alguns anos. Têm poderes bem fortes de adoçar, alguns até 200 vezes mais do que o açúcar branco. Muitas pesquisas são feitas desses adoçantes, por alguns estarem associados a doenças como o câncer, porém nada ainda foi comprovado cientificamente. Esses adoçantes não causam cáries. O sabor característico é um leve amargor residual com exceção do aspartame. O mais indicado para preparações ao fogo é e acesulfame.

*
Adoçantes Calóricos

Frutose, Xylitol, Sorbitol e Manitol, SucraloseA frutose um adoçante natural e encontrado nas frutas e no mel, causa cáries, contém calorias que podem prejudicar a dieta se não consumida conforme orientação nutricional.
Xylitol, Sorbitol e Manitol, são utilizados em fábricas de balas e gomas de mascar porém não causam cáries. Também utilizados em fabricação de produtos dietéticos.
Os adoçantes também possuem calorias o que torna um indivíduo equivocado quando se trata de dieta para emagrecimento. O uso sem orientação do adoçante torna-o calórico dependendo da dosagem utilizada. O que muitas pessoas não sabem é que podemos sim usar o açúcar mascavo, o mel e até mesmo o açúcar cristal, em dosagem de 1 colher de café para 5 gotas de um adoçante .
Alguns pacientes devem ficar atentos as quantidades de sódio presentes nos adoçantes, como é o caso dos hipertensos e pacientes renais. Mas, e as crianças? Não é indicado o uso dos adoçantes. As crianças que estão precisando restringir as calorias devem procurar um profissional para que faça uma dieta balanceada mesmo com o uso do açúcar.

* Renata Braga é Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário