segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Faxina no organismo

O organismo precisa de repouso e alimentação adequada para recuperar a agressão das festas de fim de ano. A dica é ingerir alimentos leves no café da manhã ou lanche, como queijo branco, pão integral, café, leite ou iogurte desnatado, que pode vir acompanhado de granola e frutas, a ingestão de líquidos durante todo o dia deve ser a preocupação para quem quiser mesmo fazer a desintoxicação.
A chegada do Natal e do Ano-Novo é apenas o começo de uma sequência de abundâncias gastronômicas. Nas férias, os veranistas aproveitam o clima relaxado e descontraído e acabam descuidando da alimentação. Sorvetes, doces, frituras e guloseimas à beira-mar passam a fazer parte do cardápio de muitas pessoas. Para uma boa desintoxicação, a indicação é a água de coco e sucos de frutas.
Outra boa dica é que se evite a carne vermelha nos dias seguintes às ceias. Chás como camomila e erva doce também são auxiliadores. Para quem exagerou na bebida:
– Se hidratar e consumir alimentos fontes de magnésio, como por exemplo, um suco verde elaborado com couve e água de coco. O gengibre também é um bom auxiliador. Para se sentir melhor no dia seguinte, usar frutas para repor micronutrientes.
Em primeiro lugar, uma boa hidratação é fundamental – a água é um grande auxiliador tanto para hidratação quanto para desintoxicação, mesmo fazendo uso de refrigerante ela é insubstituível. Frutas e hortaliças também são alimentos importantes. Carnes preferir as brancas que tem melhor digestibilidade. Cereais em menor quantidade, e preferir os integrais.
Outra dica de suco para ajudar na desintoxicação é de melancia, ou melão batido com semente, suco de couve com laranja. E muita fruta e hortaliça.
A caipirinha é "obrigatória”, a caipirinha é calórica, pois junto a ela vem uma boa dose de açúcar. Normalmente as pessoas caminham mais quando estão na praia e isto é um fator que auxilia a gastar o que veio a mais de calorias com a caipirinha. Outra dica é reduzir algum alimento para compensar as calorias. Um copo de caipirinha corresponde a um pequeno sanduíche.
A verdade é que tudo são dicas para ajudar, mas o organismo por si só já vai se adaptando a esses excessos. Curta as festas, aproveite das receitas e comece 2011 com muita saúde.

* Renata M. David Braga é Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário