Varizes são disfunções circulatórias do sistema venoso (veias), vasos sanguíneos responsáveis pelo retorno do sangue ao coração para ser oxigenado. Descaracterizam-se varizes todas as veias dilatadas de forma anormal levando a uma disfunção permanente destas. São mais comuns nos membros inferiores, porém podem ocorrer em outras regiões do corpo como no útero, pelve, região do plexo hemorroidário entre outras.
Sua principal causa e genética (familiar) onde se descobriu que famílias com tendência varicosa, apresentam alterações estruturais na parede das veias que resistem menos as sobrecargas que ocorrem no nosso cotidiano, além disto, fatores relacionados com o perfil do indivíduo também são importantes como excesso de peso corporal, gravidez, sedentarismo, histórico de trombose venosa prévio, tipo de trabalho, constipação intestinal entre outras. Encontramos uma incidência maior em mulheres do que em homens sendo em média cinco mulheres para cada homem devido a fatores hormonais e as gestações. A presença das varizes pode ocasionar os sintomas e complicações mais diversas que vão desde dor, peso nas pernas, inchaço, cãibras, até ulceras (feridas) e tromboses superficiais e profundas, além do desconforto estético que pode levar a complexos e limitação social.

Verifica-se que o tratamento das disfunções já existentes de forma adequada para cada caso, seja tratamento clínico ou cirúrgico é a melhor forma de evitar complicações orgânicas e psíquicas alem de funcionar como uma forma preventiva para o surgimento de varizes.
* Dr. Elgson Lobo é Angiologista e cirurgião vascular
Nenhum comentário:
Postar um comentário