quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Lesões musculares na prática esportiva

Hoje em dia, a valorização da qualidade de vida e, consequentemente, a busca por atividade física, tanto em nível profissional quanto em nível amador, faz com que os esforços musculares causem lesões múscuolo-tendinosas de intensidade e graus variáveis.
Estas lesões geralmente não são valorizadas pelo fato de acarretam dor, porém, com o paciente mantendo suas atividades diárias inalteradas, fato que poderá levar ao agravamento de sua lesão inicial. Atualmente, estudos estatísticos comprovam que 10 a 30% de todas as lesões esportivas são de origem muscular, seja simples como uma distensão e até ruptura de fibras musculares.
A contusão, ou seja, uma lesão sem ruptura de fibras musculares, pode ocorrer por trauma e/ou esforço repetitivo, frequentemente causando dor súbita, por impactos intensos como no futebol, ou então, por atividades prolongadas sobre superfícies duras, como na corrida.
Por sua vez, a distensão muscular, ou seja, uma lesão causada por movimentos que levam à hiperextensão do membro acometido, como no tênis, com microrupturas de fibras musculares, causando dor aguda, tipo fisgada, podendo surgir pequenos hematomas.
Já a ruptura de fibras musculares, ocorre principalmente por impactos sobre o músculo na fase de sua contratação (que provoca lesões de músculos profundos), ou por uma contratação muscular intensa (que provoca lesões de músculos superficiais). Sendo assim, causa dor aguda, tipo latejante, seguida de inchaço e hematoma.
Dessa forma, um prévio aquecimento muscular deverá ser feito antes de iniciar uma atividade física e, para tal, torna-se necessário um aconselhamento médico prévio, para que a prática esportiva não prejudique a qualidade de vida e, sim, pelo contrário, forneça saúde e bem-estar.

* Dr. Luiz Eduardo Luz Barreiros é Ortopedista

Nenhum comentário:

Postar um comentário