quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Acne: Mitos e Verdades

Acne é uma doença que atinge a unidade pilossebácea levando a formação de seborréia e lesões na face e no tronco. Normalmente acomete com mais frequência a face, o dorso e o tórax, por apresentar, nessas áreas, um maior número de glândulas sebáceas. Aparece geralmente no início da adolescência, podendo chegar até a terceira década de vida, sem predileção por sexo. Acomete normalmente aqueles jovens que herdaram dos pais esta característica.
Os fatores que contribuem com a formação da acne são basicamente o caráter hereditário e a alteração hormonal que ocorre na adolescência hormonal que ocorre na adolescência, sem caracterizar um distúrbio hormonal. Fora do período da adolescência, pode-se desconfiar de algum distúrbio hormonal ou ser causa exógena, como pessoas que trabalham em contato com graxas, óleos e derivados, ou uso de cosméticos muito gordurosos por exemplo. Pode ser causada também por alguns medicamentos e exposição solar intensa. Esta última contribui para piora das lesões, provocando mais obstrução dos poros e da secreção sebácea. Porém a exposição solar moderada em horários apropriados pode ajudar a melhorar as lesões (por ações dos raios ultravioleta).
O quadro de acne é classificado da seguinte forma: grau 1 inflamação; grau 2-apresenta cravos, mas predomina as pápulas inflamatórias (bolinhas vermelhas com ou sem pus); grau 3 – presença de cravos, pápulas com importante reação inflamatória, cistos e abcessos; e grau 4: todas as lesões anteriores, com intensa reação inflamatória e cicatrizes profundas.
Os quadros são a acne grau 1, como citado anteriormente, e são classificados em abertos e fechados, ou seja, os abertos são bolinhas amareladas no qual poro não está dilatado, e os fechados são aqueles em que se observa o poro aberto com ponto central. O cravo fica preto devido ao processo de queratinização da pele.
Não se deve espremer espinhas e cravos porque aumenta o dano tecidual com formação de manchas e cicatrizes e, consequentemente, a reação inflamatória.
A influência da alimentação não se confirma com estudo científico, mas aquelas pessoas que “afirmam” sofrer influência da alimentação, nós apenas aconselhamos a evitar tais alimentos.
É muito importante que a pele acneica seja limpa corretamente, mas não intensivamente. A limpeza excessiva da pele pode causar “efeito rebote”, ou seja, provocar aumento da secreção sebácea. A limpeza deve ser feia com produtos apropriados, indicados pelos dermatologistas, ou feito por pessoas treinadas (limpeza de pele). A limpeza de pele frequente contribui para acelerar o processo de melhora.
Os anticoncepcionais, que possuem em sua composição o acetato de ciproterona, podem auxiliar no tratamento da acne, principalmente em mulheres que apresentam distúrbios hormonais e síndrome do ovário policístico. Mas só vão ajudar nestes casos.
Todo paciente com acne necessita de cuidados médicos, mesmo que seja por questões estéticas. O tratamento no início da doença permite um controle mais adequado da acne e evita a formação de manchas e cicatrizes que são de difícil tratamento.
Existem atualmente muitos tratamentos para acne, de todas as suas formas. O tratamento de cura de acne mais recente, é a isotreitinoína e é indicado m três situações: acne grave grau 4, acne cicatricial e acne persistente (que já realizou vários tratamentos sem controle das lesões). Esta medicação possui efeitos colaterais, sendo o mais grave a malformação fetal, ou seja, durante o tratamento a paciente, em hipótese alguma, poderá ficar grávida. Este efeito, porém, ocorre apenas no período de tratamento e após três meses de término da medicação, a mesma poderá engravidar sem nenhum risco. Há então, a necessidade de selecionar os pacientes que irão usar a medicação, já que estamos falando de jovens (faixa etária sexualmente ativa ou iniciando uma atividade sexual, muitas vezes sem utilizar métodos contraceptivos). Há também necessidade de controle de outros efeitos colaterais através de exames laboratoriais. Mas a fantásticos e é sempre muito bem tolerada por quem utiliza.
Na maioria dos casos utilizamos tratamentos ditos “paliativos”, com muito menos efeitos colaterais e também com excelentes resultados, já que sabemos que a acne pode melhorar a partir da segunda década de vida.
Existem tratamentos que melhoram substancialmente as cicatrizes, inclusive algumas técnicas cirúrgicas, mas as cicatrizes mais profundas e muito extensas são muito difíceis de tratar.
É importante salientar que pessoas de pele acneica não podem usar qualquer tipo de cosmético. Este deve ser indicado pelos dermatologistas, porque, na maioria das vezes, um cosmético mal indicado pode provocar piora nas lesões ou frustrar um tratamento que poderia dar certo com medicação adequada.

* Dra. Cynthia Furtado é Dermatologista

Nenhum comentário:

Postar um comentário