quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Hérnia Discal, como tratar?

Com a expectativa de vida ficando cada vez maior, a incidência das doenças degenerativas de um modo geral tem aumentado no mundo inteiro. Com isto a medicina tem evoluído muito nos últimos anos, na tentativa de melhorar a qualidade de vida destas pessoas. O estudo das patologias da coluna vertebral teve uma grande evolução nesta década, e o que se observa nos dias de hoje é uma visão muito mais ampla do contexto das alterações degenerativas e não só da herniação discal. Com isto, novas técnicas de tratamento destas alterações surgem a cada dia.
A hérnia discal na verdade, faz parte de um conjunto de alterações degenerativas da coluna vertebral, como a osteoartrose, alterações facetarias e a desidratação discal. Estas alterações possuem uma sequência de aparecimento, mas com o mesmo princípio etiológico, a sobrecarga anatomo-funcional daquele segmento.
Estas alterações têm início ainda na juventude e possuem tendência a se agravar com o tabagismo, o excesso de peso, a má postura e a sobrecarga. Atividades que levam ao impacto repetitivo como correr e saltar, também contribuem na etiologia da doença.
Os sintomas podem aparecer como uma simples dor na coluna ou, naqueles casos que já existe uma compressão neural, apresentar dor irradiada para os membros ou sinais de instabilidade como a incapacidade de manter-se sentado ou em pé por longos períodos de tempo. Estes sintomas, em geral, possuem episódios de piora e melhora, mas é quase regra uma piora evolutiva no grau de degeneração. Esta piora pode ser acelerada ou retardada, dependendo dos fatores já citados anteriormente.
O diagnóstico é feito com exame clínico e complementado por exames radiológicos como o RX, a tomografia e a ressonância magnética. O tratamento, nas fases iniciais, é clínico e fisioterápico. Nas fases mais avançadas ou naquelas em que o tratamento é a cirurgia.
Para prevenir, sabemos que é muito importante manter-se saudável, sem excesso de peso, praticar atividades físicas regularmente, não fumar e evitar sempre e toda qualquer atividade que possa sobrecarregar a sua coluna. Lembre-se sempre que prevenir hoje é a garantia de tranquilidade no futuro.

* Dr. Leonardo Medrado é Neurocirurgião

Nenhum comentário:

Postar um comentário