terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Entrevista com Dr. Roberto Tambasco (Otorrinolaringologista) - Labirintite

A Disfunção é uma doença que pode ter inúmeras causas e geralmente apresenta como principal sintoma a vertigem.
A Disfunção do Labirinto popularmente conhecida como labirintite, acomete milhares de pessoas. Muitas podem ser as causas dessa disfunção, entre elas as doenças pré-existentes como diabetes, hipertensão, reumatismo, além de hábitos como o excesso de cafeína, álcool e tabagismo.
Em entrevista, o otorrinolaringologista Roberto Tambasco explica o que é a doença e como evitá-la. Ele destaca ainda o importante papel que a alimentação equilibrada tem na prevenção da Disfunção do Labirinto.

Perguntas:


Muito se ouve falar em labirintite. Que doença é essa?

Dr. Roberto Tambasco – O termo certo é “Disfunção do Labirinto” e não labirintite, que seria uma inflamação no labirinto. Como o nome já diz, a disfunção é uma doença que pode ter inúmeras causas e geralmente apresenta como principal sintoma a vertigem.

Dr. Roberto Tambasco

Qual é a função do labirinto?
O labirinto é uma estrutura localizada dentro do osso temporal, de forma tridimensional, e é responsável por manter o corpo em equilíbrio. Dentro dele existe um líquido que se movimenta de acordo com os movimentos da cabeça, e o movimento deste líquido (chamado endolinfa) é que permite que o corpo tenha percepção de espaço.


O que provoca a labirintite?

A labirintite (Disfunção Labiríntica) pode ocorrer devido a várias causas, dentre elas: alterações metabólicas (hipercolesterolemia, hipertrigliceridenia, hipercolesterolemia, etc), inflamação no nervo vestibular, uso abusivo de cafeína, tumores dentro do sistema nervoso central, fístula perilinfática, etc.


Qual a diferença entre vertigem e tontura?

Vertigem é o nome dado a sensação do movimento rotário do corpo. E tontura é uma sensação de desorientação espacial do tipo rotatório (vertigem), ou não rotatório (instabilidade, flutuação, oscilação).


Esclareça os sintomas que diferenciam a crise de labirintite da tontura comum, que a pessoa sente porque se alimentou mal, por exemplo.

Praticamente os sintomas são os mesmos, o que diferencia uma causa da outra é a história clínica do paciente.


Quais são os sintomas da labirintite?

O principal sintoma é a vertigem, porém muitas vezes as vertigens vêm acompanhadas de sintomas auditivos (zumbido, perda auditiva, etc) e neurovegetativas (náuseas, vômitos, taquicardia, sudorese e palpitação).


O que acontece dentro da cabeça da pessoa que tem a doença?

O que acontece basicamente é que em condições normais os dois labirintos funcionam em equilíbrio, com estruturas dentro do sistema nervoso central. Quando ocorre alguma disfunção no labirinto, geralmente ocorre somente em um dos dois uma perda desse equilíbrio. Entre as estruturas e o corpo apresenta a ilusão ou alucinação de posição no espaço (vertigem).


Como diagnosticar a doença?

Como a doença pode ter várias causas, o diagnóstico é feito através da história clínica, audiometria, testes vestibulares(vectoeletronistagmografia), exames laboratoriais, etc.


Como é feito e quanto tempo dura o tratamento da labirintite?

O tratamento e a duração do mesmo dependem da causa da doença. Podendo ser: medicamentoso, cirúrgico, através de reeducação de hábitos diários, etc.


Ao não tratar a doença, quais são os riscos que o paciente corre?

Corre o risco de apresentar os sintomas de forma recorrente.


A alimentação pode contribuir para um bom resultado do tratamento?

Sabe-se que o uso abusivo de cafeína, açúcar refinado e ficar sem se alimentar por longos períodos, apresentam íntima relação com os distúrbios do labirinto.


O álcool pode provocar um processo semelhante ao da labirintite?

A alteração causada pelo álcool se dá por meio do sistema nervoso central (cerebelo) e não do labirinto.


Essa doença pode ser prevenida?
A doença pode ser prevenida através de hábitos saudáveis de vida (alimentação equilibrada, atividades físicas, etc).

Nenhum comentário:

Postar um comentário